Tg - a viagem ao humanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A VIAGEM AO HUMANISMO

Ao utilizarmos o texto “O homem, as viagens” de Carlos Drummond de Andrade como referência de comparação com a “Política Nacional daHumanização da Atenção e Gestão do SUS”, conhecida como Humaniza SUS de 2003, no tocante a humanização vemos os seguintes aspectos: o homem e o respeito aopróximo, e a valorização do bom atendimento as necessidades alheias.

O Homem do o respeito ao próximo

O poema de Drummond fala de uma viagem interior queo homem deve fazer para reconhecer que seus pares têm tanto quanto ele próprio necessidades a serem aceitas, respeitadas e realizadas.
Cita atos que vãodesde atitudes pequenas á grandiosas como colonizar, por exemplo.
O SUS tem em sua política de Humanização esta mesma visão, a de que todos têm necessidade derespeito nas suas dificuldades e direito de ser bem atendido ao solicitar o mesmo.
Mesmo com todas as desigualdades atuais que vemos na sociedade ainda há apossibilidade de melhora se nós nos empenharmos em realizá-las.

Valorização do bom atendimento as necessidades alheias

Ao vermos que há respeito pelopróximo em suas necessidades, cabe-nos como cidadãos civilizados buscarmos o bom atendimento e garantirmos a satisfação mesmo que isso muitas vezes não sejacorrespondido.
Drummond cita que descobrindo a nós mesmos nesta “viagem” aprenderemos a conviver com as pessoas e suas diferenças. Contudo não é apenas conviver,por que com isso não significa que há respeito.
Devemos conviver, aceitar e fazer tudo com excelência, que é fazer o melhor que pudermos da melhor maneira.
tracking img