Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Viagem do Poeta Carlos Drummond de Andrade e o Programa Humaniza SUS .

Com o avanço da ciência e da tecnologia, muitas ações humanizadas passaram a ser despercebidas. Com seus recursos tornarammenos humanas as relações sociais em diversos setores; a saúde foi um dos mais atingidos e perceptíveis no que condiz aos efeitos advindos da modernidade, observando de modo mais específico, oatendimento ao indivíduo.
Como uma tentativa de ação para os condicionamentos de precariedade e falta de atenção adequada ao sistema de saúde no país, o Governo, através de seu Ministério competente buscouestratégias, no que se referem à humanização, capazes de melhorar o contato humano entre os profissionais de saúde e usuários, implementando dessa forma o Programa de Humanização Hospitalar. Oprograma visa à melhoria da qualidade de vida eficácia ao atendimento dispensado aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS.
Percebemos que a desumanização da Medicina é a falta de noção de que o pacienteseja um ser humano em toda a sua complexidade biopsicossocial. Existe uma tendência a se encarar o diálogo médico-paciente como algo lógico e completo quando na verdade a lógica apresentada estácolorida por simbolismos e outros sentimentos.

Poema
Carlos Drummond (O Homem as Viagens)
O que o poeta quis dizer ao afirmar, que, o Homem:
EXPERIMENTA
COLONIZA
CIVILIZA
HUMANIZA
Ao tratar daangústia do homem contemporâneo frente ao seu espaço/tempo, o faz sob a perspectiva da Era Moderna como um todo, expondo a repetitiva frustração de um modelo regido por princípios como expansão,apropriação e controle. Para tanto, o poema, ao mesmo tempo em que projeta, ironicamente, o futuro da trajetória humana, retrocede ao passado pela via intertextual. Através desse procedimento, Drummond fazdos fundamentos da modernidade o alvo central de sua crítica. A dificílima dangerosíssima viagem de si a si mesmo: pôr o pé no chão do seu coração experimentar colonizar civilizar humanizar o homem...
tracking img