Subsistemas de contas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiro artigo analisado: A taxa de desocupação da economia Brasileira
O artigo fala sobre a taxa de desocupação nas regiões metropolitanas e sobre a escassez de mão de obra nas áreas da construção civil, da indústria de transformação e o trabalho doméstico nas grandes metrópoles.
Para abordar o tema, primeiro o autor deixa claro o que é o pleno emprego que nas suas palavras é: “Uma parcelamuito expressiva da força de trabalho está ocupada e que a desocupação persistente, não devo usar residual, decorre de fatores como tempo de rotação entre uma ocupação e outra, ou desproporções do perfil de qualificação ou na estrutura setorial da demanda e da oferta de trabalho”.

Acredito que o objetivo do autor nesse artigo é mostrar como a taxa de desocupação caiu de 2006 para 2011, o quemostra que o mercado agora está aquecido. Para mostrar esse ponto ele calcula a taxa de desocupação atual utilizando seis regiões metropolitanas que são: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, com os dados calculados foi provado que a taxa havia diminuído.

Mais uma coisa que o autor consegue mostrar foi que o desemprego nas grandes cidades se deve a umexcedente de mão de obra que não foi aproveitado e que hoje a taxa de desocupação é maior para os jovens do que para pessoas com mais experiências o que mostra que se deve investir em cursos de capacitação profissional.

Segundo artigo analisado: Economia Brasileira Contemporânea | A Nova República e o Plano Cruzado

O Objetivo desse artigo é identificar as mudanças que aconteceram nocomportamento da sociedade brasileira no período final do regime militar; identificar as características do Plano Cruzado que tinham por objetivo combater a inflação inercial; identificar se todos os índices oficiais de inflação indicam a mesma tendência de queda; avaliar por que o Plano Cruzado foi bem recebido pela maioria da população brasileira.

O primeiro tópico analisado foi sobre os fatos quelevaram o Brasil às diretas já.

O baixo crescimento do PIB e a elevada inflação causaram um efeito devastador na população em 1983 já que agora eles estavam começando a sentir os efeitos da crise. Esse descontentamento tinha motivos sólidos já que grande parte da população começou a passar fome e a perder seus direitos às necessidades básicas do ser humano, assim esse descontentamentocomeçou a gerar um sentimento de revolta no cidadão brasileiro que começou a protestar.

Para acabarem com esses problemas as pessoas viram que era necessário um novo modelo econômico, um modelo que resolvesse a questão da má distribuição de renda, outro problema bastante discutido era de que as pessoas que estavam no poder na época não estavam realmente comprometidas com o seu trabalho e issoseria um agravante na situação social da população na época.

Essa revolta gerou o diretas já, que foi uma campanha que contou com comoção nacional e teve como objetivo se estabelecer eleições diretas tanto para nível executivo como para nível legislativo e também se objetivava a criação de um projeto de desenvolvimento que contemplasse o crescimento econômico e a distribuição eqüitativadesse crescimento para todos os membros da sociedade.

Vale ressaltar que essa investida do povo só aconteceu, pois foi discretamente apoiada pelo militares que queriam um retorno a democracia, pois assim um candidato seria escolhido, mas o processo ainda estaria nas mão das pessoas erradas assim acredito que os militares apoiaram esse processo pois assim eles teriam candidatos fantoches queestariam a “serviço” do povo enquanto eles ainda continuariam no poder.

O segundo tópico analisado foi a política econômica da nova república.

Em 1985 a inflação ainda continuava alta com índices superiores a 10% ao mês.
Para tentar dar um fim a isso, foi criado pelo Ministro Francisco Dornelles um plano chamado de plano de março, que visava combater a persistente inflação. Suas principais...
tracking img