Perguntas e respostas- sociologia juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO DE SOCIOLOGIA JURÍDICA (PROVA SEMESTRAL)

1) DIFERENCIE SOCIEDADE E COMUNIDADE.
A Sociedade é um conjunto relativamente complexo e estável de pessoas associadas permanentemente portadoras de padrões culturais comuns, o que garante sua integridade, continuidade e realização dos ideais individuais e coletivos. Comunidade consiste num grupo social de existência mais ou menospermanente, formado por afinidades psicológicas, éticas e simbólicas entre.
Sociedade e Comunidade diferem, em resumo, pelos seguintes parâmetros: a) os membros da sociedade perseguem objetivos comuns; a comunidade preexiste à consciência de seus membros, e visa sua preservação; b) as relações entre os membros da sociedade são regidas por vínculos jurídicos, o que não ocorre na comunidade; c) ocomportamento dos membros da sociedade ocorre de modo juridicamente ordenado, na comunidade o comportamento de seus membros se norteia pelos sentimentos comuns compartilhados; d) existe um poder central de comando na sociedade, projetado e regido pela ordem jurídica, que na comunidade inexiste, em algumas delas apenas se pronunciando centros de influência.
A Comunidade pode se transfigurar em Sociedadequando seus membros, soberana e voluntariamente, perseguirem finalidades comuns.

2) QUAIS SÃO AS MODALIDADES DE CONTROLE SOCIAL?
As espécies de controle social são muitas e variadas pois resultam de inúmeros fatores e critérios de classificação. Quatro espécies se combinam: controles sociais internos e externos; formal e informal.
CS internos são os que emanam da própria organização mentaldos indivíduos, como crenças, tradições e preceitos morais. Externos são exercidos por meio de coação oriunda da organização social de determinados grupos, excluída a coação meramente física.
Nas sociedades mais organizadas prevalecem os CS internos pois são mais eficazes, ou seja, o domínio que o indivíduo exerce sobre si próprio, impondo-se regras de comportamento socialmente incorporadas,mantendo os padrões culturais uniformes. Geralmente, também nas sociedades organizadas o CS externos são eficazes, na medida em que provocam em seus membros elevado grau de previsibilidade e certeza de que qualquer desvio de conduta não ficará impune.
CS formal é o criado e organizado artificialmente, por meio de instituições oficiais (Tribunais, Polícia, Alfândega, etc). Os informais seinstrumentalizam independente das instituições, por meio dos costumes, tradições e opinião pública.
Duas são as espécies de CS externo: coativos e persuasivos.
Os coativos são exercidos em geral por entidades dotadas de poderes para sancionar condutas sociais reprováveis com diversas punições. São meios institucionalizados. Identificam-se com os controles formais. Entretanto grupos à margem da lei,organizados, podem também exercer controle social coativo, porém informal.
Os persuasivos são exercidos por meio de grupos que buscam convencer os indivíduos a alterar a própria conduta, aplicando sanções aprovativas ou reprovativas. Podem ser ou não institucionalizados. Empregados por associações, Igrejas ou qualquer outro grupo congênere, formal ou informal, ao qual pertença o indivíduo e com cujosvalores guarde adesão consensual.

3) EXPLIQUE A OPINIÃO PÚBLICA ENQUANTO CONTROLE SOCIAL.
Os meios de controle social persuasivos são exercidos por meio de grupos que buscam convencer os indivíduos a alterar a própria conduta, aplicando sanções aprovativas ou reprovativas. A opinião pública é importante fonte de persuasão, capaz de prevenir ou reprimir formas de comportamento, demonstrando aoindivíduo que o comportamento desviante pode acarretar perda de prestígio e até exclusão social.

4) RELACIONE DIREITO E CONTROLE SOCIAL.
O Direito é um instrumento de Controle Social formal predominante das sociedades modernas, ao monopolizar a enunciação das regras de comportamento e cominar sanções aos comportamentos desviantes, almejando garantir a previsibilidade dos comportamentos e a...
tracking img