Stress laboral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Poluição
A poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha alterar as propriedades físicas, químicas e biológicas desse meio, tendo um efeito nefasto sobre as espécies animais ou vegetais que nele habitam.
Solo
É um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera
Poluição doSolo
É a contaminação do solo por resíduos industriais ou agrícolas transportados pelo ar,
O uso indevido do solo e de técnicas atrasadas na agricultura, os desmatamentos, as queimadas, o lixo, os esgotos, a chuva ácida, o efeito estufa, a mineração são agentes causadores do desgaste de nossa litosfera.
A poluição de solo consiste numa das formas de poluição, que afecta particularmente a camadasuperficial da crosta terrestre, causando maléficos directos ou indirectos á vida humana, á natureza e ao meio ambiente em geral.
A poluição do solo pode ser de duas origens:
* Urbana
* Agrícola
Poluição de Origem urbana
Nas áreas urbanas o lixo jogado sobre a superfície, sem o devido tratamento, são umas das principais causas dessa poluição. A presença humana, lançando detritos esubstâncias químicas, como os derivados do petróleo, constitui-se num dos problemas ambientais que necessitam de atenção das autoridades públicas e da sociedade.
Poluição de Origem Agrícola
A contaminação do solo, nas áreas rurais, dá-se sobretudo pelo uso indevido de agrótoxicos, más práticas agrícolas (a exemplo do subproduto da cana-de – açúcar; dos curtumes e a criação de porcos).

Ascausas da Poluição do Solo
Na agricultura os insecticidas usados no combate às pragas prejudicam o solo, a vegetação e os animais. O DDT é o mais comum desses insecticidas.
As técnicas atrasadas utilizadas na agricultura como a queima da vegetação para depois começar o plantio. O terreno fica exposto ao sol e ao vento ocasionando a perda de nutrientes e a erosão do solo.
O lixo também tem o seupapel importante na degradação do solo. Devido a sua grande quantidade e composição ele contamina o terreno chegando até a contaminar os lençóis de água subterrâneos. O mesmo acontece com os reservatórios de combustíveis dos postos, pois eles ficam enterrados no solo, correndo o risco de vazamento devido a corrosão do material usado no revestimento dos reservatórios. Pela chuva e pelo homem.
O solo,também chamado de terra, é fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta. Ele é o resultado da acção conjunta de agentes externos: chuva, vento, humidade, etc., enriquecidos com matéria orgânica (restos de animais e plantas).
O Solo é a camada mais fina da crosta terrestre e se localiza na superfície externa. Para que os alimentos dele retirado sejam de qualidade e emquantidade suficiente para atender as necessidades da população, o solo deve ser fértil, ou seja, deve ser um solo saudável e produtivo. Quando o solo é poluído, os alimentos nele cultivados ficam contaminados.
A mineração com as suas escavações em busca de metais, pedras preciosas e minerais continua devastando e tornando improdutível o nosso precioso solo.
A imprudência, o consumismo, o desperdício ea ganância humana tratam de prosseguir essa deterioração.

Consequências
Uma das principais consequências é a infertilização do solo para plantação e a contaminação da água. A terra se torna improdutiva e não se tem como plantar nenhum outro tipo de plantação.
* Desfertilização do solo
* Saturação do solo
Deposição ou infiltração no solo ou no subsolo de substâncias ou produtospoluentes
* Contaminação do solo com metano e dióxido de carbono
* Perda das funções e qualidades do solo devido á introdução de poluentes
* Alteração da tipografia
* Perda da fauna
* Alteração da densidade e consistência do solo
* Alteração da aptidão para drenagem natural
* Alteração do solo em profundidade
* Alterações da qualidade da água á superfície e em correntes...
tracking img