Lingua poruguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho elaborado por:
Eduardo Veiga, Efa Esc.11
Daniela Pinto, Efa Esc.11

2010/2011

Professores: Alexandra Regado
Estela Rodrigues

Ano Lectivo:2010/2011
Alunos: Daniela Pinto
Eduardo Veiga
Turma: Escolar 11

Introdução………………………………………………………………………………………………4
Génese da Língua Portuguesa……………………………………………………………………….5
História e Evolução da LínguaPortuguesa………………………………………………………..9
A Língua Portuguesa no Seio das Comunidades…………………………………………………15
Artigo de Opinião……………………………………………………………………………………...17
Conclusão……………………………………………………………………………………………….20
Bibliografia……………………………………………………………………………………………..21

Com este trabalho, em que aprofundamos o tema “Língua Portuguesa”, desde a génese e história, passando pela evolução, até ádistribuição geográfica da língua, pretendemos assim explorar e adquirir conhecimentos, que nos permitam responder com maior facilidade a algumas perguntas com as quais todos nós nos questionamos.
Deste modo, estruturamos o trabalho de forma organizada e querente, com o intuito de facilitar ao leitor a consulta e percepção.
Tivemos também na elaboração deste trabalho, a preocupação de utilizar umalinguagem corrente, valorizando no seu conjunto os conhecimentos obtidos na disciplina de CLC.

A origem da língua portuguesa, iniciou-se aquando a conquista da Península Ibérica, que teve lugar no séc. III A.C., e ainda hoje persistem importantes sinais da influência romana, na cultura portuguesa: sistemas de agricultura, indústria, regras sociais e naturalmente a própria Língua Portuguesa. Também aarquitectura e o urbanismo romanos, deixaram marcas por todo o território.
A língua portuguesa, que se transformou ao longo dos séculos e se transforma todos os dias, pertence ao grupo das línguas românicas ou neolatinas. Tem origem no latim, trazido para a Península Ibérica, por volta do século II A.C., em consequência das conquistas do Império Romano. O latim propriamente dito, teve origem naregião de Lácio, na actual Itália.
Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialectos, influenciado por o árabe e povos de origem germânica, até chegar ao estágio conhecido actualmente. Deve-se considerar, porém, que o português de hoje compreende vários dialectos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastantedistintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente (o português brasileiro e o português europeu). Actualmente, o português é a única língua do mundo ocidental , falada por mais de cem milhões de pessoas com duas ortografias oficiais (é notado que a inglês têm diferenças de ortografia pontuais mas não ortografias oficiais divergentes). Esta situação foi resolvida pelo Acordo Ortográficode 1990.

O Império Romano que se estendeu por três continentes, Europa, Ásia e África, atingiu o seu apogeu no início da era cristã. A chamada Civilização Romana, tinha um elevado nível de complexidade manifestando formas de Cultura próprias, nas artes, nas actividades económicas, na vida militar e nas formas de organização política e jurídica, tanto no centro do império como nas regiõesocupadas. Toda a vida social era, por seu lado, inscrita no que se chama hoje a Mitologia romana.
Com mais de 240 milhões de falantes, é a quinta língua mais falada no mundo e usada na Internet, a mais falada no hemisfério sul, a terceira mais falada no mundo ocidental e das que usam o alfabeto latino.
Possui estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul, na União Africana, na Organização dosEstados Americanos, na União Latina, na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP).
A língua Portuguesa, é também conhecida como a língua de Camões, isto deve-se ao facto de Camões ser considerado o pai das letras de Portugal, uma distinção materializada na sua obra Os Lusíadas (1572), onde se canta a maior façanha...
tracking img