Stress laboral refletido na qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
0

ANALÚ MARTINS ARNHOLD

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A INFLUÊNCIA DO STRESS LABORAL

Projeto Tecnológico apresentado ao Curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Luterana do Brasil, como requisito parcial para a obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, sob orientação da Prof.ª Nair Angélica Comasseto Marchezan.

CARAZINHO 2011

1

ANALÚ MARTINSARNHOLD

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A INFLUÊNCIA DO STRESS LABORAL

Projeto Tecnológico apresentado ao Curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Luterana do Brasil, Campus Carazinho, como requisito parcial para a obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, sob orientação da Prof.ª Nair Angélica Comasseto Marchezan.

BANCA EXAMINADORA______________________________________________ Profª MSc. Nair Angélica Comasseto Marchezan - Orientadora Presidente

_____________________________________________ Mara Regina Viecili Primeiro integrante

______________________________________________ Fabíola Ruschel Segundo integrante

2

Dedico este trabalho aos meus pais, Elson e Leda, pelo empenho que sempre tiveram para conseguir dar-me a melhor educaçãopossível, pela vida e pela formação moral que deram a mim. Ao meu namorado e companheiro, Marcos, pelas palavras de incentivo e de carinho em todos os momentos. Este trabalho é para vocês. Minha eterna e profunda gratidão por tudo. Amo muito vocês.

3

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, agradeço a Deus por estar sempre iluminando meus caminhos, e por fazer com que mais este sonho se tornasserealidade. Aos meus pais Elson e Leda, o meu agradecimento pelo amor e dedicação, por todas as vezes que abdicaram das suas vontades pessoais e dos seus sonhos para pleitear os meus sonhos e as minhas vontades. Obrigada pelo apoio e o incentivo que sempre recebi de vocês, por acreditarem em mim e viabilizarem a busca desse objetivo. Ao meu namorado Marcos, amigo, parceiro e incentivador dos meussonhos. Obrigado por estar sempre ao meu lado, pelo amor, carinho, incentivo e compreensão. A minha madrinha Elaine, e a minha querida amiga e companheira de todos os momentos Cristini, que sempre me incentivaram e estiveram do meu lado para o que eu precisasse. Agradeço a todos os meus professores pelo conhecimento que

proporcionaram no processo de formação profissional; em especial a minhaorientadora Nair Angélica Comasseto Marchezan, pela dedicação, paciência, confiança, carinho, incentivo e pelo suporte dado desde o início desta caminhada. O meu muito obrigado também as professoras Rosane Hepp Ma e Margarete Maroso, pelas aulas maravilhosas que ambas propuseram não só a mim, mas a todos os seus alunos; com certeza o ensinamento de vocês será sempre lembrado por toda a minha vida. Dirijoigualmente meu reconhecimento e agradecimento a ULBRA, e também a Professora Mari Taietti, Coordenadora dos Cursos Tecnológicos, ULBRACarazinho. Aos meus colegas de faculdade, e meus amigos, em especial as minhas amigas Isabel, Tatiane, e Miriam, e Luiza que durante três anos de convívio acrescentaram conhecimento para minha formação. Obrigado por compartilharem momentos de alegria e dedificuldade, momentos especiais que serão eternos em minha memória e em meu coração. A empresa em que realizei a pesquisa, o meu muito obrigado pela compreensão e aceitação. A todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigado!

4

“... Nunca deixe que lhe digam Que não vale a pena acreditar no sonho que se tem ou que os seus planos nunca vão dar certo ou que vocênunca vai ser alguém... Tem gente que machuca os outros Tem gente que não sabe amar Mas eu sei que um dia a gente aprende Se você quiser alguém em quem confiar Confie em si mesmo “Quem acredita sempre alcança...” (RENATO RUSSO – Mais uma vez)

5

LISTA DE TABELA

Tabela 1: Nível de stress dos colaboradores.........................................................

29

6

LISTA DE...
tracking img