O estresse laboral refletido na qualidade de vida do trabalhador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
0

FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA – FIEL

MIRIAM ROSE DO AMARAL

O ESTRESSE LABORAL REFLETIDO NA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHOR

LIMEIRA 2007

1

FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA – FIEL

MIRIAM ROSE DO AMARAL

O ESTRESSE LABORAL REFLETIDO NA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHOR

Monografia apresentada às Faculdades Integradas Einstein de Limeira - FIEL, comoexigência parcial, para a obtenção do grau de bacharel em Administração de Empresas.

Orientadora: Profa. Ms. Yeda Cícera Oswaldo

LIMEIRA

2

FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA – FIEL

2007

TERMO DE APROVAÇÃO

O ESTRESSE LABORAL REFLETIDO NA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHOR

Miriam Rose do Amaral

Orientadora: Profa. Ms. Yeda Cicera Oswaldo Banca Examinadora: Profa. ElaineDias, Profa. Helany Morbin

Parecer do Presidente da banca: ____________________________________________________________

___ ____________________________________________________________

___ ____________________________________________________________

___

Data de aprovação: ___/___/___ Nota: ____

3

Aos meus pais, pelo incentivo e preparo para que pudesse concluir meus

estudoscom excelência.

4

Agradecimentos

Primeiramente a Deus, pois, sem o dom do conhecimento não seríamos nada;



A todos meus professores, que ajudaram na minha formação;



À minha orientadora maravilhosa e excelente profissional.



Aos meus amigos, companheiros pela motivação de todos;



Ao meu grande amor, Eduardo, pelo incentivo nos finais de semana, para estudarmosjuntos.

5

Águas profundas são palavras da boca do homem, mas ribeiro transbordante é a fonte da sabedoria. (Pv 18:04) O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido do sábio o busca. (Pv 18:15)

6

RESUMO

Com as significativas mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho, o estresse tem sido uma grande questão em praticamente todas as organizações. Nem sempre osindivíduos conseguem lidar com o estresse e isso acaba refletindo no próprio rendimento do trabalhador, consequentemente nos lucros da organização. A maioria das vezes as empresas desconhecem ou preferem não atentar ao fato de que quanto menos os profissionais estiverem estressados maior probabilidade de lucratividade e desempenhos alcançarão dos colaboradores. O principal objetivo desta pesquisa sedeu no sentido de verificar as ações e ou, eventos estressores relacionados com o trabalho e quais os recursos utilizados no enfrentamento deste estresse. A metodologia utilizada foi teórico-bibliográfica focando no trabalho, estresse e qualidade de vida no trabalho, sendo feito todo um levantamento bibliográfico através de livros artigos e revistas da área. As empresas têm grande responsabilidadecom relação à saúde mental do trabalhador e o estresse laboral é decorrente das respostas físicas e emocionais prejudiciais que desequilibram o indivíduo a partir do momento que as exigências laborais ultrapassam suas capacidades, recursos e necessidades. A forma extrema deste estresse laboral é chamada de Burnout que se apresenta na forma de exaustão emocional, com fadiga e frustração, perda darealização pessoal e demais atitudes negativas relacionadas ao trabalho. Para controlar, manipular e se esquivar do estresse os indivíduos utilizam estratégias de enfrentamento (Coping) que irão focalizar no problema, ou seja, na origem deste estresse, ou então focalizar na emoção procurando regular o estado emocional ou o resultado dos eventos estressantes. Desenvolvendo um processo psicológicoque leva o indivíduo à percepção sobre a situação, procurando interpretá-la da melhor forma possível. Outro fator relacionado ao estresse e que será apresentado neste trabalho é a qualidade de vida, já que a relação entre ambos é muito próxima, pois profissionais estressados acabam apresentando uma baixa qualidade de vida, já que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) define a qualidade de...
tracking img