Still frame

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
HISTÓRIA (CARANDIRU)

Carandiru é um bairro da zona norte da cidade de São Paulo. Recebeu este nome pois o córrego Carandiru banhava a histórica Fazenda de Sant' Ana que originou a maioria dos bairros da zona nordeste paulistana. Parte do bairro situa-se no distrito de Vila Guilherme e parte no distrito de Santana. O Carandiru é nacionalmenteconhecido por ter abrigado a Casa de Detenção de São Paulo, conhecida popularmente como o Carandiru (atual Parque da Juventude).
Fica entre as principais vias de acesso de São Paulo e próximo a vários locais de referencia.
Nos anos 70 houve uma invasão de terras, terrenos baldios da avenida Zaki Narchi, formando uma favela paralela à avenida. Após décadas de ocupação irregular e 5 incêndios em9 anos, todas as moradias irregulares foram removidas no ano de 2005, para uma região que fica na divisa com o bairro de Vila Guilherme, dando inicio assim ao o primeiro Cingapura de São Paulo.
Curiosamente do outro lado da avenida há um hotel sofisticado, o Novotel Center Norte, que demonstra a desigualdade social da região.
Também é o local onde se encontra, a biblioteca de São Paulo, o 9º DP(Esta entre as cinco melhores do mundo, segundo pesquisa realizada pela ONG – ALTUS), a escola de samba X-9 Paulistana e o Departamento de Investigação sobre o Crime Organizado e também a estação Carandiru do metrô.

-------------------------------------------------
OPERAÇÃO URBANA CARANDIRU – VILA MARIANA
Desde 1998 já era eminente a destruição do conjunto prisional do Carandiru. Foi feitoconcurso entre arquitetos para a escolha do projeto do que ocuparia seu lugar
No entanto sua demolição ocorreu parte em 2002, terminando em 2005. O anuncio despertou a antevisão de que sua área seria mais valorizada após a implosão. E assim haveriam condições para a implantação de operações urbanas que pudessem promover melhorias. A área que a operação Carandiru abrange é de 1752 ha.
A ocupaçãodessa área ocorreu de maneira desordenada sendo que grande parte ocorreu da expansão de antigos caminhos que estruturam a implantação de loteamentos residenciais, mas também grandes lotes resultantes das instalações comerciais e industriais, o que provocou em grande parte a degradação ambiental.
O leito do rio que foi construindo-se de maneira descontinuada e também a área da várzea ocupada pormuitos estacionamentos ou simplesmente estrangulados por vias, conduz as inundações e alagamentos o que torna o acesso mais restrito. E também a favela Zaki Narchi, construída sobre antigos lixões que alem dos inúmeros riscos que estão expostos diariamente expostos, é freqüente os casos de incêndio.

-------------------------------------------------
MOTORES PARA OPERAÇÃO URBANA-------------------------------------------------
- concentração de equipamentos de caráter metropolitano de intensa atividade, centro de exposição Anhembi, expo Center norte, campo de marte, pólo cultural grande Otelo (sambódromo) que são excelentes equipamentos de acesso a região.
- a infra estrutura instalada que apesar de grandiosa é subutilizada e ainda será instalada a linha 8 do metrô , o que serádesperdício se não houver ocupação satisfatória.
- disponibilidade de grandes extensões de áreas publicas são a chave para a reversão da aridez da paisagem. Algumas áreas publicas da localidade estão sendo invadidas. Ainda existem as que estão abandonadas nesse sentido o projeto urbanístico define política pública para o emprego dessas áreas.

-------------------------------------------------OPERAÇÃO URBANA, PRIOU E PROJETO URBANÍSTICO
A operação urbana é um mecanismo que cria investimentos em determinada região, utilizando-se do aproveitamento do solo acima do permitido que gera pagamento do particular ao poder público , e essa verba deve ser revertida em benefícios para essa região. A operação urbana terá de se converter em lei especifica para por em andamento o que foi definido pelo...
tracking img