Status

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Praticamente em todas as sociedades existem diferenças sociais entre um indivíduo e outro. De fato, em todos os meios existem atribuições e conceitos pré-estabelecidos que definem umahierarquia, mesmo que subjetiva, onde uma pessoa possui maior prestígio e privilégios que outra, ou seja, possui um maior status social.

Um médico, por exemplo, dispõe de maior prestígio perantea sociedade que um pedreiro. Nenhum trabalho é melhor ou mais importante que outro, contudo, talvez o médico seja mais valorizado pelo fato dele estar trabalhando com a saúde e a vida daspessoas, algo que é priorizável.

O status social pode ser classificado em status atribuído e status adquirido. Quando o indivíduo já nasce com certos conceitos e supostas qualidadespré-estabelecidas, esse status é denominado atribuído, como por exemplo, sexo ou raça. O status adquirido é aquele que o indivíduo obtém por meio de seus esforços e habilidades pessoais.

Na maioriadas sociedades ocidentais, o status adquirido é o mais comum, sendo que os indivíduos buscam sempre conquistar um grau mais elevado. Em outras sociedades, como na Índia, o status atribuído éo que prevalece, onde as pessoas já nascem dentro de uma categoria social e nela permanecem até a morte.

Da mesma forma que a sociedade provém certos indivíduos de privilégios, prestígioe reconhecimento (status), ela também exige que esses indivíduos possuam certas atribuições e comportamentos, ou seja, a sociedade exige certos papéis sociais. Quando alguém que possui grandestatus social não faz jus a seu papel social, o peso da responsabilidade que a sociedade projeta no indivíduo é muito maior. Nesse sentido, usando o mesmo exemplo do médico, da mesma formacomo sua profissão é reconhecida, quando um médico falha seriamente, comete um crime ou algo semelhante, a revolta da sociedade é bem maior do que se fosse um indivíduo de status social menor.
tracking img