Starbucks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Starbucks Coffee Company
Aplicativo para iPhone e Site na Internet



Alexandre Costacurta
Ana Beatriz Osorio


MARKETING INTERNACIONAL E GLOBALIZAÇÃO
Marcus Wilcox Hemais


CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - CCS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
Graduação em Administração de Empresas
Rio de Janeiro, Abril de 2013.Sumário



1.Objetivo do Trabalho............................................................................................3
2.Introdução............................................................................................................33.Método.................................................................................................................4
4.A Empresa..............................................................................................................4
5. O processo de internacionalização.......................................................................6
6. Principais dificuldades e ameaças .........................................................................11
7. PrincipaisOportunidades ........................................................................................11
8. Posicionamento ........................................................................................................13
















1 OBJETIVO DO TRABALHO
Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente a internacionalização da empresa Starbucks Coffe Company,por meio de teorias de marketing internacional e pesquisa em artigos relacionados ao tema.
2 Introdução
Rodrigo Cintra e Barbara Mourão definem internacionalização como: “processo de concepção do planejamento estratégico e sua respectiva implementação, para que uma empresa passe a operar em outros países diferentes daqueles no qual está originalmente instalada”.
Segundo o sociólogo canadenseGuy Rocher, “a internacionalização refere-se às trocas econômicas, políticas, culturais entre nações, e as relações que daí resultam, pacificas ou conflituosas, de complementaridade ou de concorrência”.
Mesmo com abertura de novos mercados e a necessidade de alta gestão (visto que para planejar e implementar faz-se fundamental entender o mercado, o país, a cultura), há uma série de atributosespecíficos que podem explicar estes fenônemos. Tais como: saturação do mercado interno e crise econômica.
Para este trabalho, escolhemos uma empresa americana que internacionalizou-se no Brasil: a Starbucks . Com o mercado interno saturado e buscando novas alternativas de lucro, a Starbucks expandiu-se para o leste asiático, primeiramente e depois para a América Latina, Europa e Oriente Médio.Entender seu caso de sucesso no país que mesmo sendo o segundo consumidor mundial de café e também o maior produtor, tem por cultura que, bater papo com amigos é nos bares (happy-hour).




3.Método
Foram pesquisados livros sobre internacionalização de artigos sobre a internacionalização da Starbucks. Para conhecer mais a empresa visitamos sua página na internet e buscamos informações em sitesespecializados no consumo do café.
4.A Empresa
A Starbucks é uma empresa multinacional com a maior rede de cafeterias do mundo, com sede em Seattle, Estados Unidos. Seu nome teve como inspiração um personagem do livro Moby Dick e seu logotipo é um entalhe escandivo do século XVI de uma sereia de duas caudas.
A Starbucks procura criar o conceito de “Terceiro Lugar” (entre sua casa e trabalho) parapassar o tempo. Áreas confortáveis com poltronas e sofás, com música ambiente, produtos de altíssima qualidade, respeito aos clientes, funcionários e fornecedores são propósitos da empresa.
Segue abaixo a trajetória da empresa.


Década de 1970: A primeira loja abre suas portas. O nome vem do clássico da literatura americana do século XIX, o romance de tema baleeiro de Herman...
tracking img