Caracteristicas da arquitetura gotica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Características da arquitetura gótica da Idade Média que aparecem na Igreja da Ascensão

As características da arquitetura gótica européia que podem ser encontradas também na Igreja Ascensão são: o verticalismo, as abóbadas de arcos cruzados, paredes leves e finas, contrafortes, torres, agulhas, portas principais com arqueovoltas, janelas compridas, finas e com vitrais.
Para Gozzoli, osarquitetos góticos eram dominados pela idéia de verticalidade, por isso procuraram compor uma estrutura mais pontiaguda que tendesse para o alto. A abóbada sustentada por uma cruzaria ogival foi à solução encontrada. Este tipo de abóbada, “é composto por arcos ogivais, os quais são agudos e apontam para o alto, as nervuras também são em ângulo agudo e o fecho da abóbada se encontram num ponto maiselevado em relação ao da abóbada de cruzaria” (GOZZOLI, 1984, p.12)
No interior da Igreja da Ascensão é possível notar no teto as arestas/nervuras (estruturas que suportam o peso da abóbada e se cruzam na forma de um X, a dividindo assim, em quatro partes), que se encontram no ponto mais alto, o qual é chamado de chave da abóbada. Contudo, podemos notar que esse tipo de abóbada é mais simples quealgumas igrejas em estilo gótico construídas na Europa, pois os arcos ogivais encontram-se no alto e se apóiam em contrafortes, as quais só são vistas do lado externo. Ao contrário do que acontece na Sinagoga de Praga, na República Tcheca, por exemplo, onde de cada capitel das meias colunas junto à parede, sai um arco toral que delimita a abóbada de cruzaria e as nervuras que recebem o seu peso; e ocontrário também da catedral de Colônia, na Alemanha, a qual possui sucessivos pilares e arcos para sustentar a abóbada.
Essa diferença é verificada, porque a Igreja da Ascensão possuiu uma nave única, típica do estilo gótico catalão (da cidade da Catalunha, na Espanha) não uma nave central e outras duas colaterais como se verifica na maioria das igrejas góticas da Europa, e, pelo próprio fatodela ser menor que as igrejas góticas européias, não necessitou de pilares e arcos torais internos para ajudar na sua sustentação.
As forças verticais se distribuem pelas paredes da Igreja da Ascenção, os impulsos horizontais são contidos através do uso de contrafortes, os quais podem ser observados do lado externo. Entre cada contraforte existe um vão e, nesse vão, encontra-se uma grande janela.Esses elementos são muito comuns nas construções góticas da Idade Média e servem para libertar as paredes do esforço. Deste modo, se ganha mais espaço interior garantindo uma sensação de leveza, que é acentuada pela verticalidade da construção.
Outros componentes adicionais conferem a Igreja da Ascensão características da arte gótica européia. A grande torre localizada na lateral direita, sublinhao lançamento vertical da obra, característica essa que pode também ser observada nas catedrais da Île-de-France, por exemplo. A torre da igreja hamburguense possuiu grandes aberturas, parecidas com janelas, que correspondem ao plano dos sinos. A ponta da grande torre e das duas torres menores, localizadas na entrada da Igreja da Ascensão, tem formato cônico, um dos estilos mais comuns das agulhasem estilo gótico.
Ainda falando do exterior da Igreja da Ascensão, podemos observar que algumas linhas verticais são traçadas em cima da porta de entrada e também na metade da grande torre. A porta de entrada e a porta da grande torre lembram os portões da catedral de Notre-Dame de Paris, que possui arqueovoltas, as quais dão idéia de profundidade. Outro destaque são os detalhes encontrados emvolta das portas principais. Eles lembram motivos florais, detalhes estes que também são encontrados no estilo gótico europeu.
A importância da nave central está na sua largura e na altura, quanto maior a altura da nave central mais intensa será a iluminação do interior. Para aproveitar essa iluminação, as construções góticas aderiram aos grandes janelões de vidro, chamados de vitrais. Os vitrais...
tracking img