Teoria geral do estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 105 (26227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CIÊNCIA POLÍTICA – 1º ANO
 
 
 
RESUMO DE CIÊNCIA POLÍTICA
 
Lembrete: Curso de Direito não se faz dentro da sala de aula. Curso de Direito se faz na biblioteca.
O método não é, por exemplo; O que é Soberania, mas, sim, FALE SOBRE.
 
Livros usados para os resumos:
Teoria Geral do Estado – Sahid Maluf; entre outros (Dallari, Constituição etc).
Matéria administrada no 1º ano do curso dedireito.
 
Definição de Ciência Política
- Conjunto das Ciências que estudam a organização e o funcionamento do Estado, e as interações dos grupos nele existentes; a política, a sociologia, etc. E que tratam de valores fundamentais tais como a igualdade, a liberdade, a justiça e o poder. ( Dicionário Aurélio Ed. Séc. XXI )
- Ramo das Ciências Sociais que trata do governo e da organização dosEstados. ( Pequeno Dicionário koogan Larousse )
- Ramo das ciências sociais que estuda as formas de governo, os partidos políticos, os grupos de pressão, as relações internacionais e a administração pública, que dizem respeito a atividades de indivíduos ou de grupos e envolvem as relações humanas básicas, tratando de valores fundamentais como a igualdade, a liberdade, a justiça e o poder.
ACiência Política está intimamente ligada a história ( que fornece o material básico ao cientista ); ao direito ( quadro de idéias formais ); a filosofia ( liga-a às outras ciências ) e a sociologia ( fornece o quadro social para os fatos da vida política). ( enciclopédia Delta Universal – Vol. 4 )
A ciência política visa, ou seja, tem como objetivo, apresentar, analisar e posicionar as instituiçõese os problemas existentes na sociedade contemporânea, através das ciências jurídicas ( direito constitucional ) com consciência na participação , identificando os problemas e buscando as soluções.
A Ciência Política estuda sem preconceito o homem em grupo. Pergunta, questiona. Nada é absoluto.
 
Objeto da Ciência Política
O objeto da ciência política é a sociedade política organizada. Tendocomo objeto abstrato o Estado, relacionando-se com as outras ciências relacionadas ao homem; sociologia, História, Economia, Filosofia, Geografia, Direito.
 
Algumas definições
 
Ciência. – Conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e objetividade que permitem sua transmissão, e estruturas com métodos, teorias elinguagens próprias, que visam compreender e, possibilitam orientar a natureza e as atividades humanas.
Conjunto de atitudes racionais dirigidas ao sistemático conhecimento, com objeto limitado, capaz de ser submetido a verificação.
 
Política – Arte de bem governar os povos; ciência dos fenômenos referentes ao Estado (Ciência Política); Conjunto de objetivos que enformam determinado programa de açãogovernamental e condicionam a sua execução; Princípio doutrinário que caracteriza a estrutura constitucional do Estado. Ciência de bem governar um povo, constituindo um Estado.
 
Direito- Aquilo que é justo, reto e conforme a lei; Ciência das normas obrigatórias que disciplinam as relações dos homens em sociedade; Jurisprudência. O conjunto das normas jurídicas vigentes em um País
 
Sociedade –Corpo orgânico estruturado em todos os níveis da vida social, com base na reunião de indivíduos que vivem sob determinado sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sob um dado regime político e obedientes a normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo. Coletividade.
Corpo orgânico, reunião de indivíduos, que vivem num mesmo regime político eeconômico (produção, distribuição e consumo), em todos os níveis da vida social, obedientes à normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo.
Sociedade vem a ser, então, toda forma de coordenação das atividades humanas objetivando determinado fim e regulado por um conjunto de normas.
 
Elementos necessários(características predominantes) para que um agrupamento...
tracking img