Staphylococcus aureus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDESC – Centro Universitário para o Desenvolvimento do Centro-Oeste
Curso: Farmácia
Turma: 7º semestre
Profº. Victor de Paula
Disciplina: Microbiologia
Aluno: Nilson Joséde Deus Souza
Data: 26/06/2012

Resumo sobre Staphylococcus aureus resistentes

A resistência dos microorganismos aos antimicrobianos é uma situação quepreocupa as autoridades, os profissionais de saúde e, principalmente, os pacientes, uma vez que esses já se encontram, de certa forma, debilitados. Uma infecção por agentes que oferecemdificuldades à ação dos antibióticos traria grande risco à saúde dessas pessoas. Entre vários microorganismos patogênicos encontra-se o Staphylococcus aureus, patógeno humano degrande importância médica. Cocus Gram-positivos, catalase positiva, anaeróbios facultativos, os Sataphylococcus aureus é responsável por um grande número de infecções humanas,podendo ser de origem comunitária ou hospitalar. Infecções cutâneas em geral são exemplos de patologia causada por Staphylococcus.
O MRSA staphylococcus aureus resistentes àmeticilina é um staphylococcus que sofreu alguma mutação genética, adquiriu algum plasmídeo, produziu enzima que modifica a parte ativa da molécula do antimicrobiano impedindo-o assimexercer sua ação. Isso aumenta o período de internação do paciente causando um impacto sócio-econômico, além de causar um desconforto para quem está hospitalizado e dificuldades paraaquelas pessoas que acompanham quem está doente.
Para evitar a contaminação os hospitais devem ter uma equipe de controle de infecção hospitalar. Essa equipe deve trabalhar comrelevância de aspectos realizando um trabalho de esclarecimento e orientação dos profissionais para manter uma assepsia adequada e um procedimento consonante com o ambiente nosocomial.
tracking img