Staphylococcus aureus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Staphylococcus aureus
Nome da doença: Gastroenterite estafilocócica
Agente etiológico: Staphylococcus aureus é uma bactéria esférica (coccus) que aparece aos pares no exame microscópico, em cadeias curtas ou em cachos similares aos da uva ou em grupos. É um gram positivo, sendo que algumas cepas produzem uma toxina protéica altamente termo-estável que causa a doença em humanos. A toxina éproduto da multiplicação da bactéria nos alimentos deixados em temperaturas inadequadas.
Sinais e sintomas: O tipo e a gravidade dos sintomas dependem do tipo e da quantidade do microrganismo ou da toxina ingerida. Os sintomas também variam de acordo com a resistência do indivíduo à doença. Frequentemente, os sintomas iniciam-se de forma súbita e, algumas vezes, dramática, com perda do apetite,náusea ou vômito. O indivíduo pode apresentar borgorimos (ruídos intestinais audíveis), cólicas abdominais e diarreia com ou sem sangue e muco visíveis. A distensão de alças intestinais pelo acúmulo de gás pode provocar dor. O indivíduo pode apresentar febre, mal estar generalizado, dores musculares e uma fadiga extrema. O vômito e a diarréia intensos podem acarretar uma desidratação importante e umaqueda grave da pressão arterial (choque). O vômito ou a diarréia excessiva causa uma perda grave de potássio, com consequente redução da concentração do mesmo no sangue (hipocalemia). A concentração baixa de sódio no sangue (hiponatremia) também pode ocorrer, especialmente quando a reposição líquida é realizada com a ingestão de líquidos contendo pouco ou nenhum sal (p. Ex., água e chá). Todosesses desequilíbrios são potencialmente graves.
Fisiopatologia: A gastroenterite define-se pela manifestação de vómitos ou diarreia causados pela infecção do intestino delgado ou grosso. As alterações no intestino delgado normalmente não são inflamatórias, enquanto que as do intestino grosso o são. O número de patogénios necessários para iniciar uma infecção varia entre um único e 108 .Tratamento: Normalmente, o único tratamento necessário para a gastroenterite é ingestão de uma quantidade adequada de líquidos. Mesmo o indivíduo que apresenta vômito deve ingerir pequenas quantidades de líquido, pois este corrige a desidratação, o que, por sua vez, ajuda a interromper o vômito. Quando o vômito for prolongado ou quando o indivíduo apresentar uma desidratação grave, deve ser realizada areposição hidroeletrolítica (água e eletrólitos) por via intravenosa.
Como as crianças desidratam mais rapidamente, elas devem receber líquidos com uma mistura adequada de sais e açúcares. Qualquer solução de reidratação comercial é eficaz. Entretanto, os líquidos comumente utilizados (p. Ex., refrigerantes, chás, isotônicos e sucos de frutas) não são adequados para as crianças com diarréia.Quando o vômito é muito intenso, o médico deve administrar uma injeção ou prescrever um supositório.
À medida que os sintomas melhoram, o indivíduo pode adicionar gradualmente alimentos leves (p. Ex., cereais cozidos, bananas, arroz, compota de maçã e torradas) à sua dieta. Se a dieta modificada não eliminar a diarréia em12 a 24 horas e se o indivíduo apresentar sangue nas fezes (indicando umainfecção bacteriana mais grave), drogas como o difenoxilato, a loperamida ou o subsalicilato de bismuto podem ser administradas. Como os antibióticos podem causar diarréia e estimular o crescimento de microrganismos resistentes a eles, raramente eles são adequados, mesmo quando uma bactéria conhecida é a cau sadora da gastroenterite. No entanto, os antibióticos podem ser usados quando a causa dodistúrbio são determinadas bactérias
Profilaxia:
* Lavar sempre as mãos antes e depois de manusear os alimentos
* Lavar sempre todo material após sua utilização
* Separar os alimentos de origem animal crus dos prontos para servir, evitando contaminação cruzada.
* higienizar e desinfetar os produtos vegetais destinados a saladas;
* limpar e sanitizar, em intervalos regulares, os...
tracking img