Staphylococcus aureus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o Staphylococcus aureus e as infecções causadas por ele, pois o Staphylococcus aureus constitui uma espécie bacteriana cuja importância na patologia humana é muito conhecida. No homem, além de ocasionar infecções, que podem variar de pequenos furúnculos na pele até a septicemia grave com focos metastáticos, produzfreqüentemente infecções assintomáticas. Sendo assim, muitos estudos foram realizados com o objetivo de verificar taxas de portadores de Staphylococcus aureus. Assim, tanto em pessoas assintomáticas como sintomáticas foram constatados focos de Staphylococcus aureus nas fossas nasais, garganta, mãos e boca que constitui uma fonte de infecção tão importante quanto os portadores nasais. A partir dosportadores, pode, por vários mecanismos, atingir o ambiente, as vestimentas, o mobiliário, os utensílios e os equipamentos, assim como os alimentos direta e indiretamente. Deve-se ainda, considerar que os animais domésticos também podem albergar a bactéria, constituindo-se possíveis fontes de contaminação de alimentos.
Os sintomas dessas infecções dependem da localização e podemser leves ou potencialmente letais, geralmente produzem bolsas cheias de pus como abscessos, furúnculos, infecções ósseas, infecções no endocárdio, descamação extensa da pele e muitos outros.
Essas infecções, tanto de caráter leve como grave, podem ser tratadas com antibióticos, tais como: penicilinas, cefalosparinas, eritromicinas aminoglicosídeos, tetraciclinas, etc. Otratamento deve ser precedido da escolha do medicamento com base nos resultados de reste de suscetibilidade.
Diante dos fatos apresentados, conclui-se que o Staphylococcus aureus é uma bactéria anaeróbica facultativa, ou seja, pode sobreviver e se multiplicar tanto na presença como na ausência de oxigênio e que pode ser encontrada na pele de todas as pessoas, principalmente nas fossasnasais. Podem existir também no intestino e trato urinário. É uma das mais oportunistas, tanto podem habitar na pele sem causar doenças, como podem causar infecções graves que apresentam morbidades elevadas.
CAPÍTULO I




1 HISTÓRICO




1. HISTÓRIA




Staphylococcus, segundo a nomenclatura latina internacional, ou emportuguês Estafilococos são um gênero de bactérias Gran-positivas, com forma de cocos que causam doenças no ser humano. Os estafilococos são um dos mais comuns patogênios do homem, em contato com as células humanas tem função destrutiva e é adquirida através de cortes na pele, contato com doentes e por ingestão de alimentos contaminados.
Essa bactéria pode provocar impetigo,foliculite, pneumonia, endocardite, osteomielite, furúnculo, meningite, infecções urinárias, intoxicação alimentar, septicemia e síndrome do choque tóxico (doença feminina causada pela permanência de tampões durante a menstruação por longos períodos) matando cerca de 5% dos pacientes que adquirem a doença.
Possui proteína A que neutraliza os anticorpos, toxina alfa que destrói amembrana das células, toxina beta que hidrolisa os lipídios, toxina esfoliativa que provoca a esfoliação da pele, enterotoxina que ativa o sistema imunológico de forma inadequada e toxina da síndrome do choque tóxico que ativa os linfócitos de forma desvairada.
Os antibióticos utilizados ainda hoje para tratar infecções provocadas pela super bactéria são administrados de formaintravenosa, principalmente para ação rápida. São antibióticos glicopeptídicos que são administrados a partir das variações do estágio das infecções. Essa bactéria que já provocou milhares de mortes provoca em demasia, infecções sanguíneas.
Normalmente as infecções provocadas pelos estafilococos aureus não apresentam sintomas podendo permanecer durante anos incubados, ou...
tracking img