Stairway to heaven: o marketing do sucesso no mundo rock n’ roll.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE - UNIVERCIDADE

Nome: Athus Gomes Silveira

Pré Projeto:
Stairway to Heaven: O marketing do sucesso no mundo rock n’ roll.

Problematização

O que dentre inúmeras bandas de rock – do underground ao mainstream, das garagens aos grandes estúdios – torna-as diferentes, eleva algumas ao topo, enquanto a outras, sobra apenas o esquecimento ou até mesmo o fim.Como age a comunicação ao dar fama e sucesso duradouro a determinadas bandas, transformando-as em fenômenos culturais.
Seria mesmo apenas o talento musical que define o sucesso de lendas do rock como os Rolling Stones, os Beatles, o Kiss, o Guns n’ Roses dentre várias outras, ou as habilidades delas para o marketing também seriam um diferencial não somente importante, como também e extremamentenecessário. Que técnicas de marketing são aplicadas por grandes nomes do rock n’ roll, e que gera a eles sucesso em suas canções e ingressos esgotados em seus shows mesmo décadas depois delas terem se tornado populares.

Hipótese

A imagem e o estilo de vida atrelado aos rockstars influenciam e afetam o público de tal maneira que eles se tornam devotos e fanáticos, capazes de seguir seus ídolose bandas atribuindo a eles um status de ícones culturais.
A propaganda ao redor das bandas não esta simplesmente localizada no conteúdo de suas músicas, ela é retratada em todo o conjunto da banda. Da presença no palco, onde eles são capazes transformar um show em um espetáculo, atuando como atores, interpretando suas músicas no palco, impressionando e atraindo a atenção do espectador aoassumirem o papel de personagens e não simplesmente músicos, quando personificam a essência do que é ser um rockstar para o seu fã. No palco, sendo o centro das atenções, músicos comuns viram deuses, o que atrai a atenção e lealdade de seus fãs de diversas maneiras, com performances carismáticas, pinturas faciais, vestuário extravagante, efeitos pirotécnicos, ou qualquer outra coisa que os torneúnicos, que não somente agrade, mas que seja também memorável para todos os presentes no show, fazendo com que eles busquem tudo que possa ligá-los a banda, estreitando e fortalecendo os lanços entre banda e fã.
Logo, o ponto fundamental para o sucesso de grandes nomes do rock, são as conexões que tais bandas criam com seu público, independente de onde essas conexões se façam presentes, nas músicas, novisual ou até mesmo no comportamento, o que leva os roqueiros ao sucesso é a lealdade de seus fãs, que consomem tudo o que a banda produz, e ainda fazem o trabalho de divulgação das mesmas – o que de certa maneira pode se tornar mais útil que diversas estratégias de marketing.

Método

O método utilizado para a pesquisa serão livros escritos sobre o assunto, que possam apresentar a históriado rock n’ roll em diferentes pontos de vista, bibliografia e documentárias sobre bandas que tiveram sucesso e tornaram se lendas, teorias de marketing que possam ser aplicados a música e sua divulgação. E com a isso a analise de casos de sucesso, sobre a perspectiva da comunicação.

Referencial Teórico

"O rock foi mais que uma música; moveu-se desde o início com o impulso de umacontracultura que se espalhou pela vida cotidiana. O rock se identificou de modo extra musical: sustentada pela música, a cultura rock definiu os limites de um território onde houve mobilização, resistência e experimentação." (Sarlo, 1999, P.35)
De acordo com Sarlo o rock se destacou como estilo musical pela ligação, não somente musical, com seu público, atribuindo assim, não somente um estilo de vida,como uma nova maneira de pensar e agir. Logo, desde início, sendo identificado com a contracultura, o rock passou a não somente ser tratado como estilo musica, mas sim como uma cultura, simbolizada pela experimentação e pela resistência. Com isso passa a existir uma “tribo’ de seguidores da cultura do rock, os fãs que futuramente dariam o impulso para bandas tornarem-se fenômenos culturais, e...
tracking img