Desafio de aprendizagem fundamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera-Uniderp
Graduação em Serviço Social
Disciplina de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I

Desafio de Aprendizagem de Fundamentos Históricos,Teóricos e Metodológicos do Serviço Sócia I

Pólo de Passo Fundo
Outubro de 2011

INTRODUÇÃO
O desafio tem por meio esclarecer de maneira resumida as principais características dasociedade no período de criação do Serviço Social; a importância do capitalismo para o Serviço Social e em que consiste a atuação do assistente social.

A profissão surge com a ascensão da sociedade burguesa no século XIX. Assim, com o aparecimento de classes sociais, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária.Dessa forma, a classe dominante exerceria certo "controle" sobre os proletários. No momento, não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou o que era a mesma. Com o passar do tempo a profissão foi se estruturando, chegando hoje a uma profissão com teorias e metodologias. Atualmente o Serviço Social se tornou uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais.O serviço social surge da emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o capital e o trabalho.
Segundo Netto, o surgimento do Serviço Social como profissão, está vinculado à emergência da “questão social”, esta é conceituada por Netto como o conjunto deproblemas políticos, sociais e econômicos que reclamados pela classe operária no curso da consolidação do capitalismo; portanto a “questão social” está atrelada aos conflitos da relação capital/trabalho (Netto, 1992, p.13). Segundo o autor, sem esse entendimento histórico-social contextualizado, a gênese do Serviço Social, enquanto profissão pode ser falsamente identificada como resultado do status“sócio-ocupacional das condutas filantrópicas e assistencialistas” (Netto, 1992, p.14).
A questão inicial que se coloca é explicitar como se constituem e se desenvolvem no Serviço Social brasileiro as tendências de análise e as interpretações acerca de sua própria intervenção e sobre a realidade social na qual se move. É claro que estas tendências, derivadas das transformações sociais que vemparticularizando o desenvolvimento do capitalismo em nossa sociedade, não se configuram como homogêneas, mas são permeadas por diversas ideias, tensões e confrontos internos. Isso porque, a compreensão teórico/metodológica da realidade, fundada no acervo intelectual que se constituiu a partir das principais matrizes do pensamento social e de suas expressões nos diferentes campos do conhecimentohumano, é processo que se constrói na interlocução com o próprio movimento da sociedade.
O ponto de partida consiste, pois, da análise ainda que sumária, do processo de incorporação pela profissão:
- de ideias e conteúdos doutrinários do pensamento social da Igreja Católica, em seu processo de institucionalização no Brasil;
- das principais matrizes teóricas metodológicas acerca doconhecimento do social na sociedade burguesa.
Diante da Grande Depressão que se arrastava pela Europa espalhou seus efeitos por todos os países com uma grande intensidade. Isto fez com que os fluxos de migração aumentassem significamente para os Estados Unidos. O capitalismo por sua vez se consolidava com a indústria ferroviária. Com isso os EUA se tornaram muito atrativo na região das indústriaspara os trabalhadores que buscavam melhores condições de vida.
Contudo a sociedade capitalista estava à beira de um distúrbio, pois a economia estava deteriorada e os índices de desemprego e a pobreza estavam cada vez maiores.
A tarefa assumida pela Sociedade de Organização da Caridade era racionalizar a assistência e organizá-la em bases cientificas. A assistência tinha como função...
tracking img