Stage gate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Stage-Gate
O Stage-gate é uma técnica na qual um processo de desenvolvimento (produto, processo, sistema) é dividido em estágios que são separados por Gates (portões). Em cada gate, a continuidade do processo de desenvolvimento é decidida, por um gerente (tipicamente) ou por um comitê responsável. A decisão é baseada em informações disponíveis na época, incluindo business cases (casos denegócios), análise de risco, disponibilidade dos recursos necessários (dinheiro, pessoas com competências), etc..
História
O stage-gate foi desenvolvido e primeiramente sugerido por Robert G. Cooper (McMaster University) em seu livro Winning at New Products, publicado em 1986. O modelo é baseado nas descobertas empíricas feitas por Cooper em inúmeros casos de desenvolvimento de novos produtos.
O modelousa ferramentas de afunilamento quando está tratando com o desenvolvimento de novos produtos. Os Gates, ou pontos de decisão, são localizados em pontos do processo de desenvolvimento mais benéficos para o processo decisório. As áreas de produção, localizadas entre os Gates são:
1) Geração da Idéia,
2) Estabelecimento da Viabilidade,
3) Teste,
4) Validação, e
5) Lançamento do Produto.Na conclusão de cada uma dessas áreas de desenvolvimento do novo produto, é responsabilidade da alta administração decidir se o desenvolvimento do produto deve ou não continuar. A transposição de cada um dos Gates pode ser feita formalmente, com todo o tipo de documentação, ou informalmente, com base nas preferências e cultura de cada organização.
Estágios
Um modelo comum é composto pelosseguintes estágios: Concepção da Idéia, Análise Preliminar, Caso de Negócio, Desenvolvimento, Teste e Lançamento. O stage-gate é um mapa conceitual e operacional que guia o novo projeto desde a idéia até o lançamento do produto – processo gerencial para melhorar a efetividade e eficiência. O processo tradicional possui 5 estágios e 5 gates:
1. Escopo
2. Construção do Caso de Negócio
3.Desenvolvimento
4. Teste e Validação
5. Lançamento
Convencionalmente, o número de gates entre os estágios tem o mesmo número de estágios que os seguem.
Na frente do processo, há uma fase preliminar ou de concepção, chamada de Descoberta. Após o 5º estágio o processo termina com uma revisão Pós-Lançamento. Os grandes projetos passam por todos esse 5 estágios. Projetos de risco moderado,incluindo expansões, modificações e melhorias, usam uma versão compacta. Mudanças menores (ex. força de vendas e requisitos de MKT) podem ser executadas usando um processo mais leve (Stage gate light). Neste caso cada estágio consiste de um grupo de atividades prescritas, inter-funcionais, e paralelas, conduzidas por um time de pessoas de diferentes áreas funcionais.
Os estágios possuem umaestrutura comum com 3 elementos principais: a) atividades, b) análise integrada, e c) Entregas (saídas). As atividades consistem principalmente na coleta de informações pelo time de projeto com o objetivo de reduzir as incertezas e os riscos do mesmo. Uma análise integrada dos resultados das atividades é conduzida pelo time de projeto. As entregas (saídas) dos estágios são os resultados da análiseintegrada que são usadas para alimentar o próximo gate.
Gates
Os gates fornecem vários pontos durante o processo, nos quais a avaliação da qualidade da idéia são feitas. São avaliadas 3 questões principais:
* Qualidade da Execução: Checa como o passo anterior foi executado em termos de qualidade.
* Racionalidade do negócio: O projeto continua a parecer uma idéia atrativa na perspectivaeconômica e de negócio.
* Plano de ação: O plano de ação proposto e razoabilidade dos Recursos requeridos.
Uma reunião de gate pode levar em 4 resultados quanto ao futuro do projeto: Continua, morre, segura ou recicle.
Os Gates possuem uma estrutura comum e consiste de 3 elementos:
* Entregas: Que o gerente de projeto e a equipe entregam no ponto de decisão. Essas entregas são decididas na...
tracking img