Sped fiscal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE

FATORES RELEVANTES NA PREPARAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO PARA ADEQUAÇÃO AO SPED FISCAL: Um estudo dos fatores críticos de sucesso e sua validação para empresas privadas1 Frederico Junio Azevedo Laura Fernandes Araújo² RESUMO:
A Contabilidade no cumprimento de seu objetivo que é o controle patrimonial possui um nível extenso de informaçõeseconômico-financeiras da entidade e por isso, especialmente no Brasil, sempre foi utilizada como a maior fonte de informações para obrigações fiscais e tributárias. Dentro desse contexto, a instituição do projeto SPED – Sistema Público de Escrituração Digital em especial o módulo da EFD – Escrituração Fiscal Digital do ICMS/IPI trouxe as empresas uma revolução na gestão dessas informações, gerando anecessidade de uma multidisciplinaridade na preparação da organização para se adequar ao novo modelo fiscal de monitoramento das obrigações. Este trabalho objetiva demonstrar fatores que são relevantes na implantação da EFD – Escrituração Fiscal Digital IPI/ICMS nas empresas de acordo com professores e especialistas em uma visão multidisciplinar e complementar, demonstrando também que a gestão dainformação dentro do ambiente organizacional hoje é de extrema relevância para uma maior eficiência fiscal.

PALAVRAS-CHAVE:
Obrigações Acessórias, Sped Fiscal, Sistemas de Informações Fiscais

1. INTRODUÇÃO Segundo Carneiro, Oliveira e Junior (2011) a contabilidade está diretamente ligada a um mundo globalizado e extremamente informatizado, e cada vez mais vem se aliando a

1

Artigodesenvolvido, sob orientação do professor Filemon Augusto de Oliveira, como projeto de pesquisa apresentado á Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte como requisito parcial a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

²Discentes do Curso de Ciências Contábeis. Belo Horizonte – 1º semestre de 2012.

2

tecnologia da informação, ultrapassando a fase do papel paraa transmissão digital. As informações contidas em forma de papel são menos flexíveis mais onerosas aos custos de manutenção e, portanto, os formatos digitais e eletrônicos a cada dia se mostra como uma forma eficiente de gestão da informação.

Já é do consenso geral, no mundo empresarial, que as informações compõem um dos maiores e mais valiosos ativos de uma empresa. Podemos afirmar que umaempresa será mais dinâmica, mais agressiva e mais atuante do que outras na medida em que possua melhores sistemas de informações e, evidentemente, pessoas de alta e média administração capacitadas e motivadas a se utilizarem destas informações para as suas decisões (FERREIRA, 2006).

Atento as possibilidades tecnológicas que se multiplicam a cada dia, o fisco brasileiro constantemente se adequapara melhoria de seus objetivos de monitoramento e fiscalização.
O governo deve trazer uma mudança fundamental na forma em que usamos a Tecnologia da Informação, precisamos modernizar o negócio governamental em si – por meio do trabalho integrado entre diferentes partes do governo e provendo os cidadãos e setor privado novas e eficientes formas de se comunicarem e receberem serviços do governo.(APUD HAZLETR, 2003)

Neste sentido, o governo busca melhorar a relação fisco-contribuinte baseando-se em ferramentas de tecnologia da informação, iniciativa esta, que desde décadas passadas já haviam sido sinalizadas pelo fisco. Para Keen (1996), o conceito de TI é muito mais abrangente do que os de processamento de dados, sistemas de informação, engenharia de software, informática ou oconjunto de hardware e software, pois também envolve aspectos humanos, administrativos e organizacionais. Diversas iniciativas científicas de observação e estudo da realidade organizacional, têm constatado a importância da utilização da TI como fator estratégico de inclusão e sinergia para as organizações, dentre eles, podemos destacar Albertin (2009) que analisou os fatores críticos de sucesso nas...
tracking img