Solubilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Solubilidade pode ser conceituada como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido élimitada, ou seja , existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. Isto é solubilidade.
A temperatura interfere na capacidade de dissolução de umsolvente com relação a certo soluto, desta forma a cada temperatura teremos um determinado valor para a solubilidade.
Tipos de soluções em relação à capacidade de solubilidade
1.Insaturada = é a solução que contém quantidade de soluto inferior à capacidade máxima de dissolução do solvente, sendo ,portanto, capaz de dissolver nova adição de solvente.
2. Saturada= é aquela que não é capaz de dissolver nova adição de soluto, na prática é reconhecida pela presença de corpo de fundo (resíduo sólido no fundo do recipiente)
3. Supersaturada = éuma solução instável, que contém dissolvida em quantidade de soluto superior à necessária para a saturação.
As soluções diluídas contém pouco soluto em relação ao solvente.
  Assoluções concentradas contém muito soluto em relação ao solvente.
Existe uma antiga generalização que diz: "semelhante dissolve semelhante". Isto significa que um solvente dissolverá umsoluto se eles tiverem estruturas semelhantes.
Geralmente solventes polares tendem a dissolver solutos polares, e solventes não polares a dissolver solutos não polares, mas háexceções.

Devido à sua geometria, o ácido maléico apresenta um momento de dipolo diferente de zero (representado pela seta vermelha), o que faz com que ele possua alta solubilidade em água.Já o ácido fumárico é muito pouco solúvel, porque o momento de dipolo é zero nesta molécula, já que o vetor de momento de dipolo de uma carboxila é cancelado pelo da outra carboxila.
tracking img