solubilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

Experimento de compostos orgânicos em grupos de solubilidade




Jéssica Gusmão




Resumo. Os solventes foram testados primeiramente pela água destilada, e daí em diantefoi seguido um diagrama, no qual sendo soluveis foram testadas um tipo de solvente e sendo insoluvel foram testados outros tipos de solventes.

Palavras chave:



1. INTRODUÇÃOOs aspectos a serem considerados quando analizamos a solubilidade dos compostos orgânicos entre si são: polaridade, força de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica.
Amaioria dos compostos orgânicos não se misturam com água porque são apolares. Deste modo, somente compostos orgânicos polares é que dissolverão na água, que também é polar.
Embora ossolutos apolares se dissolvam melhor em solventes polares e vice-versa, existem exceções. A possibilidade de ocorrer a dissolução aumenta quando a intensidade das forças atrativas entre asmoléculas de soluto e de solvente é maior ou igual à intensidade das forças de atração entre as moléculas do próprio soluto e entre as moléculas do próprio solvente.
Além da semelhança depolaridade e das interações intermoleculares, o tamanho aproximado das moléculas também contribui para uma maior solubilidade. O ácido acético por exemplo possui um lado da cadeiahidrofílica (possui afinidade com água) e um lado hidofóbico (não possui afinidade com água).



2. METODOLOGIA

Foi ultilizado como meio de teste :

Água destilada

Hidróxido desódio 10%
Éter etílico
Ácido clorídrico 10%
Bicarbonato de sódio 10%
Ácido sufurico puro


Amostras de substâncias:

Ácido tricloroacético
Alcool N-octílico (1-octanol)
Hexano PAÁcido acético glacial
Ácido salicílico PA

Foi ultilizado













http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/solubilidade-dos-compostos-organicos.htm
tracking img