Soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Soldagem é o processo de união permanente de materiais metálicos através do aquecimento das superfícies de contato até seus estados de fusão ou plasticidade. Usada em conjunto com outros processos de fabricação, ela permite a montagem de conjuntos com rapidez, segurança e economia de material.
A soldagem possibilita uma união em que os materiais têm uma continuidade não só na aparênciaexterna, mas também nas suas características e propriedades mecânicas e químicas, relacionadas à sua estrutura interna, diferente dos materiais unidos por parafusos rebites e colas.
SOLDAGEM → PROCESSO
SOLDA → PRODUTO
A solda se divide em dois grandes grupos, por fusão, onde a área soldada é aquecida até a fusão do metal; e por pressão, em que o metal éaquecido até estado plástico adiantado enquanto as peças são pressionadas uma contra a outra.
Quando na soldagem se faz uso de um material adicional para ajudar na “cola” dos materiais a serem unidos, este material é chamado metal de adição. Para soldagem manual, o metal de adição é fornecido na forma de varetas. Para a soldagem mecanizada, o metal é fornecido na forma de um fio enrolado embobinas.
A função do metal de adição é diminuir as fissuras e ajudar na formação do cordão de solda.
O calor é necessário porque grande parte dos processos de soldagem envolve a fusão dos materiais, ou do material de adição, no local da solda. Mesmo quando se usa pressão e, às vezes, o ponto de fusão não é atingido, o aquecimento facilita a plasticidade do metal e favorece a ação da pressão paraa união dos materiais.
Soldabilidade é a facilidade que os materiais têm de se unirem por meio de soldagem formando uma série contínua de soluções sólidas coesas, que mantém as propriedades mecânicas originais dos materiais. O principal fator que afeta a soldabilidade dos materiais é a composição química. Se o material a ser soldado exigir muitos cuidados, tais como controle de temperatura deaquecimento e de interpasse, ou tratamento térmico após soldagem, por exemplo, dizemos que o material tem baixa soldabilidade. Por outro lado, se o material exigir poucos cuidados, dizemos que o material tem boa soldabilidade.
A solda deve ser feita com metais de boa condutividade térmica, para que se dissipe o calor com facilidade impedindo sua concentração em uma única área pequena.
Antesde iniciar a soldagem é preciso preparar a junta limpando-a. Além disso, poderá haver necessidade de preparo do chanfro. A solda sem chanfros é aplicada apenas quando a peça não sofrerá movimento.

METALURGIA DA SOLDA
O calor aplicado ao processo gera alterações na microestrutura do material metálico, pois, na maioria dos casos, é reproduzido no local da solda os fenômenos que ocorremdurante um processo de fundição. O metal apresenta características de fundido (dendrita). Sendo assim, se superaquecido, no resfriamento os grão adquirem forma acicular (de agulha), estrutura conhecida como Widmanstätten. O resfriamento rápido do sistema produz cementita, com formato de agulha que pode deixar a junta relativamente frágil. Na zona afetada termicamente, a estrutura do metal pode sermodificada pelo superaquecimento e/ou rápido resfriamento durante o processo de soldagem. A composição química fica, entretanto, praticamente inalterada.


Na região próxima à junta soldada, está a zona de ligação ou zona de fusão, na qual se observa uma transição entre a estrutura do metal fundido e a do metal de base. Nesta faixa ocorreu uma fusão parcial e por um determinado tempo ocorreumistura de fases (sólida + líquida).
Próximo a essa faixa, está a zona afetada termicamente na qual o metal é superaquecido de modo que haja um aumento do tamanho do grão e, portanto, uma alteração das propriedades do material. Essa faixa é normalmente a mais frágil da junta soldada.
À medida que aumenta a distância da zona fundida, praticamente não há diferenças na estrutura do...
tracking img