Soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO


A soldagem é o processo de união de peças mais usado atualmente. Substituta dos rebites, ela encontra as mais diversas aplicações, desde a construção civil até a engenharia naval, devido ao bom desempenho em união de componentes metálicos em ambientes variados. Há um grande número de processos de soldagem, entre eles está a soldagem com eletrodo revestido, a soldagemoxi-acetilênica, a soldagem TIG e a soldagem MIG/MAG que é o assunto do trabalho desenvolvido a seguir.
Dentro do mundo da soldagem, o processo MIG/MAG está entre os mais usados. Isso acontece porque ele é um processo semi-automático, que traz uma série de benefícios como maior produtividade e necessita de soldador com menor habilidade manual. Além disso, ele permite que uma gama demateriais, numa ampla faixa de espessura, possam ser soldados, em todas as posições.
O que pode ser visto a seguir é uma descrição do processo de soldagem MIG/MAG, com ênfase nos equipamentos, consumíveis e na técnica utilizada. Além de mostrar as vantagens e desvantagens da solda e o que influencia no cordão da mesma. Há também uma parte voltada para dutovias, tubulações de grande extensãoque podem ser usadas para transportar petróleo e gás.













2- O PROCESSO MIG/MAG


2.1- FUNDAMENTOS


A soldagem a arco gás metal (Gas Metal Arc Welding – GMAW) é um processo em que a união de peças metálicas é produzida pelo aquecimento destas com um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico nu, consumível, e a pela de trabalho. A proteção do arcoe da região da solda contra contaminação pela atmosfera é feita por um gás ou mistura de gases, que podem ser inertes ou ativos. No Brasil, o processo é referido com MIG (Metal Inert Gas) quando a proteção usada é inerte ou rica em gases inertes ou MAG (Metal Active Gas) quando o gás usado é ativo ou contém misturas ricas em gases ativos. A figura 1 ilustra esquematicamente o processo.

[pic]Figura 1 – Processo básico de soldagem MIG/MAG
Fonte: FORTES, 2005, p.3.

A soldagem MIG/MAG é um processo normalmente semi-automático, em que a alimentação de arame eletrodo é feita mecanicamente, através de um alimentador motorizado, e o soldador é responsável pela iniciação e interrupção da soldagem, além de mover a tocha ao longo da junta. A manutenção do arco é garantida pelaalimentação contínua de arame eletrodo e o comprimento do arco é, em princípio, mantido aproximadamente constante pelo próprio sistema, independentemente dos movimentos do soldador, dentro de certos limites.
O calor gerado pelo arco é usado para fundir as peça a serem unidas e o arame eletrodo, que é transferido para a junta e constitui o metal de adição.
A soldagem GMAW pode serusada em materiais num ampla faixa de espessuras, tanto em ferrosos como não-ferrosos. O processo MAG é utilizado apenas na soldagem de materiais ferroso, tendo como gás de proteção o [pic] ou misturas ricas neste gás, enquanto a soldagem MIG pode ser usada tanto na soldagem de ferrosos quanto não ferrosos, como alumínio, cobre, magnésio, níquel e suas ligas.
A soldagem MIG/MAG é usada emfabricação e manutenção de equipamentos e peças metálicas, na recuperação de peças desgastadas e no recobrimento de superfícies metálicas com materiais especiais.
De um modo geral, pode-se dizer que as principais vantagens da soldagem MIG/MAG são: alta taxa de deposição e alto fator de trabalho do soldador, grande versatilidade quanto ao tipo de material e espessura aplicáveis, nãoexistência de fluxos de soldagem e, conseqüentemente, ausência de operações de remoção de escória e exigência de menor habilidade do soldador, quando comparada à soldagem com eletrodos revestidos.
A principal limitação da soldagem GMAW é a sua maior sensibilidade à variação dos parâmetros elétricos de operação do arco de soldagem, que influenciam diretamente na qualidade do cordão de solda...
tracking img