Soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
correção de fator de potencia(seleção de cargas/banco de capacitores/maquina assincrona)
Motores, transformadores, fornos de indução, entre outros, consomem energia reativa indutiva. As cargas indutivas necessitam de campo eletromagnético para seu funcionamento, por isso sua operação requer dois tipos de potência:

Potência ativa: potência que efetivamente realiza trabalho gerando calor, luz,movimento. Medida em kW

Potência reativa: usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. Medida em kVAr

A potência ativa é sempre consumida na execução de trabalho, a potencia reativa, além de não produzir trabalho, circula entre a carga e a fonte de alimentação, ocupando um espaço no sistema elétrico que poderia ser utilizado para fornecer mais energiaativa.

O fator de potencia é a razão entre a potência ativa e a potencia aparente. Ele indica a eficiência do uso da energia. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta, e um baixo fator de potência indica baixa eficiência energética

Figura 1: Triângulo retângulo de potência.

Fator de potência = kW/kVA

Um fator de potencia baixo é ruim pois, a potência de um circuito elétrico édada por P = i x U, onde P é a potência, i é a corrente que circula e U é a tensão aplicada. É só multiplicar a corrente pela tensão que se tem a potência. Em uma carga resistiva isso é verdade, pois a tensão anda junto com a corrente. Em uma carga indutiva já não é assim. Quando a tensão está em zero volts, a corrente está no seu máximo e quando a tensão está em seu máximo, a corrente é zeroampéres. O mesmo acontece para a carga capacitiva. Sendo assim a potência de uma carga puramente capacitiva ou puramente indutiva é sempre zero. Com isso se tem corrente passando na rede e nenhuma potência sendo fornecida. É por essa razão que as concessionárias de energia exigem um fator de potência de no mínimo 0,92, caso contrário elas teriam que ter uma rede elétrica de capacidade muito grande,que suportaria correntes enormes, mas forneceriam pouca potência. Aumentando o Fator de Potência, pode-se até usar cabo mais finos, já que a corrente diminuiria,e assim  economizando muito dinheiro em cabos e transformadores. Essa potência é chamada potência ativa. É essa potência que realiza trabalho nas indústrias. Então, para se calcular essa potência ativa se introduziu mais um termo na fórmulada potência: o fator de potência.

Consequências de um baixo fator de potência

- Perdas na instalação:

As perdas de energia elétrica ocorrem em forma de calor e são proporcionais ao quadrado da corrente total (I2.R). Como essa corrente cresce com o excesso de energia reativa, estabelece-se uma relação entre o incremento das perdas e o baixo fator de potencia, provocando o aumento doaquecimento de condutores e equipamentos.

- Quedas de tensão:

O aumento da corrente devido ao excesso de energia reativa leva a quedas de tensão acentuada, podendo ocasionar a interrupção do fornecimento de energia elétrica e a sobrecarga em certos elementos da rede. Esse risco é acentuado durante os períodos nos quais a rede é fortemente solicitada. As quedas de tensão podem provocar ainda, adiminuição da intensidade luminosa das lâmpadas e aumento da corrente nos motores.

Pouca utilização da capacidade instalada:

A energia reativa, ao sobrecarregar uma instalação elétrica, inviabiliza sua plena utilização, condicionando a instalação de novas cargas a investimentos que seriam evitados se o fator de potência apresentasse valores mais altos. O "espaço" ocupado pela energia reativapoderia ser, então, utilizado para o atendimento de novas cargas. Os investimentos sem ampliação das instalações estão relacionados principalmente aos transformadores e condutores necessários. O transformador a ser instalado deve atender à potência total dos equipamentos utilizados, mas devido à presença de potência reativa, a sua capacidade deve ser calculada com base na potência aparente das...
tracking img