Socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ramon Luiz de Freitas Camelo, Filosofia, 1º período, Administração
Sócrates
Nascido em 470 a.C. foi acusado, julgado e condenado à morte por “corromper a juventude” e “não reconhecer a existênciados deuses” em 399 a.C. sem deixar nenhum registro por escrito de sua passagem por Atenas onde passou toda sua vida, nas ruas e praças, interagindo com todo tipo de pessoa. Tinha a capacidade de seabster completamente de tudo a sua volta entregando-se totalmente aos seus pensamentos por longos períodos, nos quais era instruído por seu Daimon sobre o que não fazer.
Não era um homem belo, mas suacapacidade intelectual e seus pensamentos filosóficos supriam esse defeito, entretanto tais qualidades puderam mais tarde contribuir para ceifar a vida do filosofo.
Por não ter deixado seus estudos epensamentos marcados na historia de forma física e palpável, sua trajetória em vida é relatada sobre a ótica de seu discípulo Platão que também eh considerado um dos maiores filósofos da historia.
Aretórica de Sócrates
Sócrates nunca assumiu a posição de um professor ou puramente de um palestrante, ele preferia o dialogo também queria escutar aquele para quem ensinava por isso começava suasconversas, seus diálogos com perguntas como se quisesse aprender com seu ouvinte assim poda fazer com que ele próprio enxergasse as falhas e incoerências sobre o que se discutia através da razão, assimcomo uma parteira auxilia o parto de uma criança, ela não realiza a ação apenas instrui e prepara a mãe, desta maneira Sócrates pôde expor muitas vezes em praças publicas quando não, no meio da rua aosolhos do povo, toda imperícia do pensamento ateniense o que não era do agrado principalmente daqueles que tinham o poder dentro da sociedade. Pois assim como o próprio Sócrates dizia:
“Atenas é comouma égua preguiçosa e eu sou um mosquito que lhe pica o flanco para mostra-lhe que ainda está viva.”

Só sei que, nada sei.
Sócrates era um filosofo no sentido mais puro da palavra, ela amava o...
tracking img