Drs e dps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Através deste trabalho estaremos abordando alguns aspectos relativos ao modo de operação, características técnicas e maneiras de utilização dos dispositivos de segurança DPS e DR para redes elétricas, bem como conceitos sobre tais produtos e quais vantagens são obtidas com o uso dos mesmos. Desde já esclarecemos que tais informações foram obtidas através de manuais das empresas que fornecem estesequipamentos e que informações mais abrangentes ou que se façam necessárias durante a execução do processo de instalação ou ate mesmo na busca de melhor entendimento dos dados contidos nesta pesquisa podem ser encontrados nos sites apresentados no fim deste trabalho. Esperamos que os dados contidos neste trabalho possam servir não só como fonte de aprendizado para os nossos colegas de classe maissim como incentivo para uma busca de métodos de proteção em sistemas elétricos, visto que, para nós futuros engenheiros este tema deve ter importância máxima e de forma alguma pode ser relevante.
Dispositivo de proteção contra Surto (DPS)

Fonte: clamper
Dispositivo Diferencial Residual (DR)

Fonte: Siemens

1 | Dispositivos de Proteção contra Sobretensões (DPS) |

O que e umdispositivo DPS?
O Brasil é o país com maior incidência de raios em todo o mundo, causando enormes prejuízos a equipamentos e aparelhos eletro-eletrônicos. Apesar da proteção dos pára-raios, a queda de um raio produz um campo eletromagnético que se irradia por toda região como uma descarga indireta de energia, principalmente pelas redes elétricas e de telecomunicações. Ao atingir a rede dedistribuição de energia elétrica de uma cidade, essa descarga indireta acaba provocando um aumento momentâneo de tensão, ou sobretensão transitória. Esta sobretensão pode também ser causada pela comutação de tensão, principalmente em cargas indutivas podendo causar danos irreparáveis em  aparelhos eletro-eletrônicos

Um raio pode causar danos a equipamentos eletro-eletrônicos de três maneiras:Direta: quando o raio atinge uma edificação e causa danos tanto na construção quanto nos equipamentos. A proteção nesse caso é feita através de pára-raios, tipo Franklin e/ou gaiola de Faraday.

Indireta: quando o raio cai nas proximidades de uma edificação e sua sobrecarga danifica equipamentos através de rede elétrica. A proteção contra esse problema é através de aterramento elétrico comdispositivos protetores de surtos (DPS).
Interferência Eletromagnética: quando um raio cai em um edifício vizinho e gera potentes ondas eletromagnéticas capazes de induzir tensões perigosas para qualquer equipamento eletrônico. A solução são dispositivos protetores de surtos (DPS) específicos para cada aparelho.

Fonte: Clamper
O dispositivo de proteção contra surto elétrico (DPS), também conhecido comopára-raios eletrônico, é um aparelho que conduz quando há um pico de tensão. Dentro dele há um varistor de óxido de zinco que é associado a um dispositivo de segurança. Este varistor deixa a corrente passar quando a tensão em seus terminais passa da tensão limite. A passagem da corrente por ele é proporcional à tensão que atinge ele sofre. Esta passagem gradual de corrente por ele que garante quea tensão de saída não aumente.
Já o dispositivo de segurança serve para tirar de operação o varistor se ele passar de sua vida útil for danificado ou se for submetido a tensões acima de sua capacidade. Há uma sinalização mecânica de seu estado de operação: verde (em serviço) ou vermelho (com defeito)
Conceitos de Aplicação de dispositivos Dps
Segundo, Sergio Roberto Santos, engenheiroeletricista especializado na proteção de equipamentos e sistemas eletrônicos e conselheiros da Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da eletricidade (Abracopel) dispositivos de proteção contra surtos (DPS) são dispositivos elétricos utilizados na proteção de instalações inteiras ou partes de uma instalação ou ainda equipamentos elétricos e eletrônicos individualmente. Sua utilização...
tracking img