Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O objetivo aqui é apresentar alguns conceitos básicos da Sociologia, partindo, para isso, de situações sociais cotidianas. Uma eleição, uma escola e uma greve são tomadas como exemplos de situações nas quais as ações de indivíduos e de grupos de indivíduos só podem ser compreendidas nas suas inter-relações recíprocas. Ou seja, essas ações, presentes no cotidiano da vida em sociedade,não dizem respeito apenas à ação individual, mas também à ação social e, por isso, são o objeto de estudo da Sociologia. Assim, as principais teorias sociológicas clássicas estarão interessadas principalmente no problema da relação entre indivíduo e sociedade. Os conceitos de Émile Durkheim (fato social), Max Weber (ação social) e Karl Marx (classe social) são apresentados como tentativas deexplicação dessa relação. Em seguida, a discussão se dirige para a relação entre a vida do indivíduo, sua biografia, e a sociedade mais ampla na qual está inserido, mostrando-se que as biografias individuais só podem ser compreendidas quando situadas no contexto histórico mais amplo.

Sociologia e sociedade
A Sociologia e o cotidiano
Imaginemos algumas situações que qualquer indivíduo enfrenta nodia-a-dia de uma sociedade moderna. Primeira situação: uma eleição para prefeito da cidade. Nela, o eleitor deve votar em alguém que será seu representante por vários anos. Como ele define seu voto? Em quem o eleitor irá depositar sua confiança para representá-lo no governo da cidade? Provavelmente, ele definirá seu voto conversando com outras pessoas, lendo jornais, revistas, pesquisas de opinião,assistindo a noticiários na TV, etc. A partir das pesquisas eleitorais, poderá chegar à conclusão de que o candidato mais indicado nas pesquisas deve ter seu voto, pois, se muitas pessoas confiam nele, é sinal de que deve ter algumas qualidades importantes para o cargo. Poderá, ao contrário, chegar a votar num candidato menos cotado nas pesquisas porque certas pessoas que considera bem informadas empolítica disseram que se trata de um bom candidato. De qualquer maneira, é quase certo que o eleitor definirá em quem votar tomando como base, e muito, o comportamento e a opinião dos demais eleitores. Vejamos a segunda situação. Um aluno está freqüentando uma escola - uma universidade, por exemplo. Após alguns anos, ele termina o curso. O que aconteceu durante esse tempo? Ele terá mudado. Não apenasadquiriu novos conhecimentos, novas experiências, como também, ao final do curso, passou a ser identificado de maneira diferente pelas pessoas. O ex-aluno se tornou médico, engenheiro, advogado, professor, etc., é reconhecido pelos outros como tal e tem as vantagens e desvantagens de sua profissão. Ou seja, ele se transformou ao longo da convivência de vários anos com um grupo de pessoas, do qualpassou a fazer parte.

Uma terceira e última situação. Não mais uma campanha eleitoral nem uma escola, mas uma fábrica. Temos um trabalhador numa determinada indústria. Suponhamos que ele conheça o dono da pequena indústria em que trabalha e que tenha até uma boa amizade com ele. Em determinado momento, porem, acontece uma greve. Apesar da amizade entre o trabalhador e seu patrão, provavelmentedurante a greve ambos estarão colocados em campos opostos: de um lado, o trabalhador reivindicando melhores salários e melhores condições de trabalho Junto com seus companheiros; do outro, o patrão e os administradores da empresa afirmando que não podem mais aumentar os salários. Independentemente da amizade, patrão e empregado estarão em lados opostos no decorrer da greve. O que há de comum entreessas três situações vividas em qualquer sociedade atual? São todas situações sociais, pois só podemos entendê-las como situações coletivas, situações que só podem ser explicadas pelas relações que indivíduos ou grupos de indivíduos estabelecem entre si, mas que não podem ser compreendidas se os tomamos isoladamente. Portanto, tais situações não dizem respeito apenas à ação individual. Na...
tracking img