Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3.1 Socialização – características, mecanismos e agentes

O processo de socialização

Socialização – processo dinâmico através do qual os indivíduos aprendem os valores, as regras e as práticas da sociedade a que pertencem

Ou seja:

Quando nascemos, somos integrados numa família, existente numa determinada sociedade, com a sua língua, valores, hábitos, tradições epráticas sociais que nos são ensinados e incutidos num processo permanente e contínuo.

A integração no grupo familiar e, posteriormente, a nossa aceitação social nos grupos que vamos integrando (escola, amigos, trabalho, etc.) deriva de nos comportarmos de acordo com o que é esperado de nós. É desta forma que aprendemos a ser membros de uma sociedade que por ela somos reconhecidos comotal.

A socialização é um processo que visa a integração do indivíduo nos múltiplos e variados grupos a que irá pertencer ao longo da sua vida.

O processo da socialização, ainda que particularmente significativo durante a infância e a adolescência, continua presente durante o resto da vida dos indivíduos.Com efeito, os indivíduos são influenciados pelo meio social envolvente, o queos leva a aprenderem e modificarem constantemente os seus comportamentos ao longo de todas as fases da sua vida.




Aprendemos os valores fundamentais e as condutas básicas que nos permitem comunicar com os outros agentes sociais, ao mesmo tempo que adquirimos os 1ºs conhecimentos do mundo que nos rodeia - socialização primária (família)

Na maturidade, os indivíduos têm defazer face a novas situações, próprias da idade adulta. As adaptações e aprendizagens necessárias ao desempenho destas novas funções que lhes permitem integrar-se num mundo social específico – socialização secundária (ex: amigos)

O processo de socialização prolonga-se, assim, pela vida do indivíduo, e está presente em todas as atividades que realiza de acordo com os mecanismos próprios dasociedade em que se insere. É a socialização que humaniza e integra socialmente os indivíduos.

Características da socialização

O processo de socialização, embora possa assumir diferentes formas de sociedade para sociedade e varie de época para época, apresenta determinadas características gerais:

▪ Duradouro – a socialização prolonga-se por toda a vida dos indivíduos;▪ Dinâmico – implica uma permanente adaptação a novas situações numa sociedade;

▪ Global – a socialização diz respeito a diversos domínios da vida do indivíduo;

▪ Interativo – ao mesmo tempo que o indivíduo se tem de adaptar à sociedade, também a pode vir a influenciar e transformar.




Ou seja:

A socialização é um processo duradouro, dinâmico, global e interativoatravés do qual adquirimos conhecimentos, adotando padrões de comportamento e interiorizando valores dos grupos sociais de que fazemos parte.



Mecanismos de socialização




Principais mecanismos de socialização:

▪ Imitação;

▪ Aprendizagem;

▪ Identificação.




Na 1ª infância, as crianças tendem a imitar os outros, que para si são modelos sociais,reproduzindo os seus comportamentos e atitudes. Também por vezes, os adultos, ao enfrentarem situações para si completamente novas, imitam comportamentos que vêm os outros assumirem.

Por outro lado, os indivíduos adquirem reflexos, hábitos e atitudes e interiorizam conhecimentos, aos quais vão atribuindo um significado através do processo de aprendizagem.

Finalmente, o processo desocialização, ao visar integração social dos indivíduos, exige que estes se identifiquem com os grupos/sociedade em que se inserem.

Neste sentido, o processo de socialização permite que os indivíduos deem significado à vida social, à medida que vão construindo a sua própria identidade.

Este processo de identificação é complexo, dado que os indivíduos pertencem a vários grupos e aspiram...
tracking img