Alimentos e energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IFRJ – Campus Avançado Arraial do Cabo
PROEJA Info – Biologia - 1° período - 2011 Profa. Margarete Pereira Friedrich

Alimentos e Energia

1) Nós, seres humanos, necessitamos de matéria prima e energia para sobreviver, nos manter vivos, nos refazer constantemente, repondo o que “morreu” ou parou de funcionar, crescer e reproduzir. Suprimos estas necessidades através dos alimentosingeridos e digeridos todos os dias. Somos seres heterotróficos (hetero = diferente; trofos = alimentação), chamados assim, pois não temos a capacidade de produzir nosso próprio alimento, temos que pegá-lo pronto de outros seres vivos (animais, plantas, fungos, bactérias).

2) As plantas são produtoras de compostos orgânicos ricos em átonos de carbono e ligações com energia, ou seja, são autotróficas(auto = próprio; trofos = alimentos), produzem o próprio alimento. Elas conseguem captar o gás carbônico do ar atmosférico e a energia da luz solar, armazenando-a nas ligações químicas das substâncias que produzem durante a fotossíntese e outras vias metabólicas. Estas substâncias fabricadas, os carboidratos (açúcares), lipídeos (ceras e gorduras), proteínas e vitaminas, junto com a água e os saisminerais que são absorvidos do solo pelas raízes, compõem o alimento, que nada mais é do que os corpos dos seres vivos que são comidos por nós e demais seres, em processos naturais chamados de cadeia ou teia alimentar.

3) A Cadeia e Teia Alimentares são os processos através dos quais as espécies se alimentam umas das outras, obtendo nutrientes (através do ciclo da matéria) e energia (por meiodo fluxo de energia). A matéria não se cria do nada, nem some, ela vai sendo transformada nos corpos dos seres vivos que a absorve e incorpora em seus próprios corpos. A energia também se transforma e no final se dissipa no ambiente em forma de calor.

4) Existem vários tipos de energia, que podem ser transformados uns nos outros, como por exemplo: luminosa, solar, calórica, elétrica, mecânica,eólica, química (nuclear, de queima ou combustão). Veja o mapa conceitual abaixo.

5) Os nutrientes constituídos por carboidratos (açúcares), lipídeos (ceras e gorduras), proteínas e vitaminas formam, junto com a água e os sais minerais, a nossa base alimentar, fornecendo matéria prima e energia, para continuarmos a viver.

6) Precisam, no entanto, ser ingeridos, digeridos e absorvidos, paraserem transformados em cada célula do corpo em compostos orgânicos característicos de cada tipo de ser vivo, conforme a informação genética de cada um deles.

7) Uma alimentação balanceada pressupõe a absorção equilibrada de todos os tipos de nutrientes. NUTRIENTES ENERGÉTICOS que servem para dar energia para o corpo funcionar, brincar e trabalhar e são encontrados: no arroz, pão, macarrão, óleo,margarina, mandioca, batata e doces. NUTRIENTES CONSTRUTORES que servem para dar material para o corpo crescer e se desenvolver, poder construir e consertar as unhas, a pele cortada ou esfolada, os ossos quebrados, e até o sangue que a gente perde ou doa e são encontrados: na carne de vaca, no leite, no frango, feijão, ovos, queijo e peixe; e os NUTRIENTES REGULADORES que regulam as tarefas dosnutrientes energéticos e construtores dentro do nosso corpo. Controlam também a pressão arterial, o intestino, o suor, as defesas do corpo e muito mais e são encontrados: nas frutas, água, legumes e verduras.

Mapa Conceitual – Energia está em toda parte






se expressa de

podem ser ouque produzem






identificado no




através das interações





que se relacionam com




que garantem a
por meio
presente nos...
tracking img