Sociologia rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia rural
A sociologia rural é um ramo da sociologia associado ao estudo da vida social em áreas não metropolitanas. Mais especificamente, a sociologia rural é o estudo científico daorganização social e das relações entre pessoas distanciadas de grandes localidades ou de centros de actividade económica. Como disciplina sociológica, a sociologia rural envolve a análise de dadosestatísticos, entrevistas, teoria social, observação, e outras técnicas.
Ao contrário da sociologia rural, a sociologia urbana é o estudo da vida social urbana.
O agronegócio é um dos temas de estudo maisactuais da sociologia rural, e muito de seu campo é dedicado à economia da agricultura local e ao impacto das grandes empresas de produção de alimentos nas comunidades rurais. Outras áreas de estudoincluem a migração rural e outros padrões demográficos, a sociologia ambiental, os cuidados com a saúde rural e a educação, etc. E seu estudo é importante porque a maioria dos países em desenvolvimento écomposto de áreas metropolitanas.
O futuro da sociologia rural
A sociologia rural tem um pesado débito para com as populações rurais de todo o mundo. As gerações vitimadas por uma sociologia a serviçoda difusão de inovações, cuja prioridade era a própria inovação, ainda estão aí, legando aos filhos que chegam à idade adulta os efeitos de uma demolição cultural que nem sempre foi substituída porvalores sociais includentes, emancipadores e libertadores: ou legando aos filhos o débito social do desenraizamento e da migração para as cidades ou para as vilas pobres próximas das grandes fazendasde onde saíram, deslocados que foram para cenários de poucas oportunidades e de nenhuma qualidade de vida.
Por muito tempo e para muitos, a sociologia rural foi mais uma sociologia da ocupaçãoagrícola e da produtividade do que uma sociologia propriamente rural. Mais uma sociologia das perturbações do agrícola pelo rural do que uma sociologia de um modo de ser e de um modo de viver mediados...
tracking img