Trabalho sobre a asia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. MODERNIZAÇÃO ESCONOMICA E MUDANÇACULTURAL NO JAPÃO

O Período da Era Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial.
A unidade política do país permitiu a centralização daadministração pública, e a intervenção do Estado na economia. Isso, por sua vez, possibilitou reformas econômicas que consistiram na eliminação de entraves e resquícios do modo de produção feudal, na liberação da mão-de-obra, e na assimilação da tecnologia ocidental, preparando o Japão para o capitalismo.
Os antigos feudos foram extintos e os privilégios pessoais foram eliminados através de uma reformaagrária e da reformulação da legislação do imposto territorial rural.
Entre as principais mudanças ocorridas nesse período podemos citar a criação do YEN’s (moeda japonesa), criação do Banco do Japão, ensino primário obrigatório, centralização do poder, fortalecimento do Estado, criação de ferrovias etc.
Em paralelo, foram criadas universidades e um gabinete parlamentar (1885). Em 1889, foipromulgada a primeira constituição, instaurando-se uma monarquia constitucional.
A economia do Japão é um florescente complexo de indústria, comércio, finanças, agricultura e todos os outros elementos de uma estrutura econômica moderna.
A economia da nação encontra-se em um avançado estágio de industrialização, suprida por um poderoso fluxo de informação e uma rede de transportes altamentedesenvolvida. Um dos traços da economia japonesa é a importante contribuição da indústria e da prestação de serviços, tais como o transporte, do comércio por atacado e a varejo e dos bancos ao produto interno líquido do país, no qual os setores primários, como a agricultura e a pesca, têm hoje em dia uma quota menor. Outro traço é a importância relativa do comércio internacional na economia japonesa.
OJapão é um país insular, pouco dotado de recursos naturais e que sustenta uma população de mais de 120 milhões de habitantes em uma área relativamente pequena. Contudo, apesar dessas condições restritivas e da devastação de seu parque industrial durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão conseguiu não apenas reconstruir sua economia, mas também tornar-se uma das principais nações industrializadas domundo. Ao mesmo tempo, entretanto, o processo de rápida expansão industrial, junto com mudanças nas condições econômicas japonesas e internacionais ocorridas nos últimos anos, criou vários problemas econômicos que o país deve enfrentar hoje em dia.

2. DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL JAPONESA
O processo de desenvolvimento econômico foi conduzido por uma elite que haviatomado o poder na Restauração Meiji (1868) e que tenha como principal projeto impedir que o Japão se tornasse uma colônia estrangeira.
Com a 1ª Guerra Mundial, as empresas manufatureiras europeias ficaram impedidas de suprir os mercados asiáticos, sendo rapidamente substituídas por fornecedores japoneses. O boom exportador fez com que, ao final da guerra, o Japão acumulasse reservas internacionais emvolume suficiente para se tornar um dos credores líquidos do mundo.
Após a 2ªGuerra Mundial, a ocupação militar pelas forças americanas em 1945 representou a mais profunda ruptura da ordem política desde a Revolução Meiji: inicialmente, os EUA pretenderam punir permanentemente a nação japonesa para que ela não assumisse a sua antiga posição de potencia asiática. Porém a partir de 1948, com aGuerra Fria, os EUA mudam a sua política externa e o Japão tornou-se um aliado estratégico relevante contra a expansão comunista na região. Devia-se, portanto, promover a recuperação de sua economia e revitalizar as lideranças políticas locais, de forma a integrar o país, o mais rápido possível, à nova ordem internacional, que estava sendo constituída sob domínio dos EUA.
Entre 1953 e 1973, o Japão...
tracking img