Sociologia nao formal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia da Educação Não Formal

Etapas de Formação de um Educador Social

Diário de Campo de Formação

Junho de 2010

"Educador Social? Da mesma forma que outros educadores possuem, para lá de um saber pedagógico comum, habilitações próprias para o exercício da sua actividade profissional em determinados domínios ou sectores de ensino, os educadores sociais estão especificamentepreparados para desenvolver uma acção educativa em espaços socio-comunitários. Nestes espaços, o seu desempenho profissional cruza-se, inevitavelmente, com o de outros intervenientes na área do trabalho social. A identidade dos educadores sociais desenvolve-se assim num duplo movimento de aproximação/demarcação relativamente quer aos educadores-professores quer aos trabalhadores sociais. Se com osprimeiros partilham a referência ao saber pedagógico, com os segundos partilham a referência ao mesmo terreno de intervenção."

Isabel Baptista in apagina.pt

Índice

Introdução 3
Reflexão Sobre a Escolha do Curso de Educação Social 3
Expectativas em relação aos objectivos propostos na Unidade Curricular 3
Perspectiva inicial sobre o que é a Educação Social 3
Sintese reflexiva sobre asprincipais temáticas abordadas: 3
Bibliografia Consultada 3
Principais avaliações de acompanhamento do trabalho realizado 3
Conclusão 3
Bibliografia 3
Anexos 3

Introdução

“ Esta consiste num processo permanente em que, como ser inacabado e curioso, a pessoa afirma e constrói a sua especificidade humana, interrogando-se, construindo conhecimento sobre o mundo e sobre a forma de nele intervir,é neste sentido que é possível sustentar que o acto de aprender é tão necessário natural e inevitável como respirar”
(Canário, 2006, pp.159)

O presente trabalho surge na disciplina de Sociologia da Educação Não Formal por solicitação da Docente Doutora Leonor Teixeira, mas poderia simplesmente ser um diário de construção educativa de uma futura Educadora Social. Tem como principalobjectivo a reflexão e comparação das nossas expectativas em relação ao curso antes e depois dos conhecimentos adquiridos ao longo da Unidade Curricular.
Outro objectivo, e este já mais centrado nos objectivos da Unidade Curricular, é de termos adquirido conhecimento cientifico sobre o que é e para que serve a Educação Não Formal, a Educação Social e o Trabalho Social.
Estas temáticas serãoabordadas ao longo do trabalho tendo como suporte bibliografia cedida pela docente e alguma outra que através de pesquisa fomos consultando.
Como conclusão tentaremos fazer uma auto-avaliação sobre as aprendizagens adquiridas ao longo da unidade curricular.

Reflexão Sobre a Escolha do Curso de Educação Social

A escolha deste Curso prendeu-se com o facto de o educador social ser um profissional quepode agir e interactuar na prevenção e resolução dos problemas da sociedade. Como "profissional híbrido" (Fermoso, 1998:93), pode actuar de diferentes formas, designadamente com a família, com crianças jovens, idosos, ou seja, com todas as faixas etárias.
Como experiência profissional tenho trabalhado com a terceira idade ( exerço funções no Lar de Idosos de São Domingos), trabalho este que megratifica sendo esta uma faixa etária que gosto bastante.

Expectativas em relação aos objectivos propostos na Unidade Curricular

A dúvida surgida após a análise das disciplinas do segundo semestre foi o porquê da Unidade Curricular não ser somente Sociologia da Educação mas ter como “apêndice” Não Formal.
A primeira situação de crise deu-se logo nas primeiras aulas quando foi sugerida adefinição de vários conceitos nomeadamente Sociologia, Sociologia da Educação, Sociologia da Educação Não Formal, Educação, Educação Formal, Educação Não Formal e Educação Social. O primeiro pensamento foi qual será a diferença entre formal e não formal? Quando, após pesquisa para as definições, surge outro momento de crise pois não existe somente educação formal e não formal mas também educação...
tracking img