VANDENBERGHE As Sociologias De Simmel Resenha

2333 palavras 10 páginas
ISSN 0104-8015
POLÍTICA & TRABALHO
247
Revista de Ciências Sociais
n. 25 Outubro de 2006 - p. 247-252

VANDENBERGHE, Frédéric. As Sociologias de Georg Simmel. São
Paulo: EDUSC; Belém: EDUFA, 2005.
Luziana de Oliveira Silva
Simmel, o teórico incompreendido, construiu sua obra, enquanto sociólogo-filósofo, a partir do diálogo entre os diversos campos de conhecimento, a saber, a sociologia, a filosofia e a psicologia. Caracterizado pelo seu estilo ensaísta e seu relacionismo analógico, sua sociologia de conflito entre opiniões contrárias e igualmente concludentes, descrita até como anti-sistêmica, recebeu duras críticas. Sua sensibilidade e imaginação para abordar os diversos temas distanciaram-no das pretensões sociológicas da época.
Simmel tratou de vários objetos de estudos e temáticas diferentes, boa parte assuntos inéditos e inovadores. Foi original no tratamento das escolhas dos objetos de análise, no direcionamento do olhar do pesquisador, na formulação de noções operatórias (a calculabilidade da vida moderna, o direcionamento temporal do relógio, entre outros) e no constante questionamento do conhecimento – nesse sentido, produziu uma instigante sociologia do conhecimento, bem como um conhecimento do ser no mundo e suas relações sociais.
Apesar do caráter filosófico que permeava seus escritos, Simmel (18581918) centrou-se no estudo das formas de associação e pode ser considerado um dos fundadores da sociologia. Traçando uma epistemologia das ciências sociais e projetando uma metafísica da vida social, seu pensamento extrapola as fronteiras das análises sociológicas. Devido à diversidade de temas discutidos e a transitoriedade de suas reflexões, dispersas em vários textos, sua obra é inserida, muitas vezes erroneamente, em modelos teóricos e metodológicos tais quais,
“individualista metodológico”, “fenomenológico-hermenêutico”, “dialéticocrítico”, “tradição crítico-transcendental”, entre outros.
Fazendo uma interpretação da sociologia de Simmel e considerando

Relacionados