Agros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho foi desenvolvido para a disciplina de Introdução às ciências Sociais. Nele, relaciono vários filósofos, explicando a classificação das ciências fundadas ou apenas estudadas por cada um deles. Actualmente é indispensável o conhecimento “passado” por estes cientistas para a nossa cultura, educação, saúde, etc. Cada um deles teve e tem um “papel” fundamental no nossopassado, no presente e no futuro.

Francis Bacon (1561 – 1626)
Biografia
Francis Bacon foi um político, filósofo e ensaísta inglês. É considerado como o fundador da ciência moderna.
Como filósofo, destacou-se com uma obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o homem. Em suas investigações, ocupou-se especialmente da metodologia científica e do empirismo, sendo muitas vezes chamado de"fundador da ciência moderna". Sua principal obra filosófica é o Novum Organum.
O pensamento filosófico de Bacon representa a tentativa de realizar aquilo que ele mesmo chamou de Instauratio magna (Grande restauração). A realização desse plano compreendia uma série de tratados que, partindo do estado em que se encontrava a ciência da época, acabaria por apresentar um novo método que deveriasuperar e substituir o de Aristóteles (filosofo grego).
O conhecimento científico, para Bacon, tem por finalidade servir o homem e dar-lhe poder sobre a natureza.

Classificação das ciências (proposta de Bacon)

Podemos observar que, embora exista maior unificação, a classificação de Bacon se represente, também, de algumas falhas, sendo a principal delas o critério adoptado. Para todas asciências são empregadas todas as faculdades humanas. Por outro lado, a história, abrigando em um mesmo quadro preocupações de ordens tão distintas, não poderia jamais ser compreendida em seu verdadeiro sentido.

André-Marie Ampère (1775-1836)
Biografia
André Marie Ampère foi um físico, um matemático francês e professor de física, química e matemática. Pela sua reputação como óptimo professor einvestigador, em 1828 foi convidado para leccionar matemática na Universidade de França, cargo que ocupou até ao final da sua vida.
Para além de ser um extraordinário professor, Ampére desenvolveu trabalhos muito importantes nos campos da física, química e da matemática. Entre 1807 e 1816, estabeleceu a diferença entre átomos e moléculas, enunciou o chamado "princípio de Avogadro", descobriu um ácido aoqual deu o nome de Fluorine, publicou uma tese sobre a refracção da luz e concebeu uma classificação de elementos, precursora da tabela periódica de elementos.

Proposta de Ampére, que dividiu as ciências em dois reinos:

Cosmológicas ou da natureza
Ciências
Noológicas ou do espírito
Ciências cosmológicas – relativas ao mundo
Ciência noológicas – estuda o espírito humano
Ampéreclassificou as ciências do espírito ou noológicas, e ciências da natureza ou cosmológicas. Essa classificação foi amplamente aceite e expressa com outros termos, (ex. como distinção entre ciências culturais e ciências naturais).
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte  (1798 - 1857)
Biografia
Foi um filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo. É grande a sua importância para odesenvolvimento do espírito científico. Em 1814, aos 16 anos de idade, com interesse pelas ciências naturais, conjugado às questões históricas e sociais, ingressou na Escola Politécnica de Paris. A filosofia positiva de Comte nega que a explicação dos fenómenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio. A visão positiva dos factos abandona a consideração das causas dos fenómenos(Deus ou natureza) e pesquisa suas leis, vistas como relações abstractas e constantes entre fenómenos observáveis.
Adoptando os critérios históricos e sistemáticos, outras ciências abstractas antes da Sociologia, segundo Comte, atingiram a positividade: a Matemática, a Astronomia, a Física, a Química e a Biologia. Assim como nessas ciências, em sua nova ciência inicialmente chamada de física...
tracking img