Radiografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILMES

Os filmes são vendidos em caixas de papelão com 100 folhas. O custo varia de US$ 30,0 para os filmes de menor tamanho, até US 250,0 para os maiores. No entanto, por dificuldade de manipulação durante a fabricação (realizada totalmente no escuro), o fabricante pesa a caixa para ter certeza de que ela contém o número certo de folhas. Por isso, é comum entre os fabricantes, já que todosos filmes são igual, independente do tamanho, se referir ao custo de fabricação por peso de filme radiográfico, ou por valor de área, ao invés do valor unitário por folha ou por caixa.
Tamanhos de Filme
Por uma questão de facilidade de manuseio e confecção de telas intensificadoras, chassis, porta - chassi, etc, o tamanho dos filmes radiográficos foi padronizado. Atualmente, existem 08 tamanhosdistintos de filmes, a saber:
13 cm x 18 cm 25 cm x 30 cm
15 cm x 30 cm 30 cm x 40 cm
15 cm x 40 cm 35 cm x 35 cm
18 cm x 24 cm 35 cm x 43 cm



CLASSIFICALÇAO DOS FILMES RADIOGRAFICOS
Quanto a sensibilidade aos Fótons
O filme radiográfico pode ser classificado quanto à sensibilidade a luz em não cromatizados e cromatizados.
* Não cromatizados
* filmes sensíveis aoazul. Cromatizados
* filmes corto cromático = sensíveis ao verde;
* Filmes pancromáticos = sua sensibilidade abrange todo o espectro de luz.
* Quanto ao tamanho dos cristais fotossensíveis
* Filmes rápidos ou de alta velocidade (FAV)
* Camada cristalina mais espessa ou maiores cristais;
* Requer metade do tempo de exposição do FMV;
* Radiografias com aspectogranuloso;
* Ideal para aparelho de baixa potencia < 60 mA.
* Filmes de media velocidade (FMV)
* De uso mais geral
* Excelentes resultados associados a écran de detalhe;
* Menor tempo de exposição do paciente.
* Filmes de baixa velocidade (de detalhe)
* Possuem camada cristalina muito fina, ou Pequeníssimos cristais de haletos de prata;
* Usoespecializado – estruturas finas –
* Requer o dobro do tempo de exposição que FMV
Devido a sensibilidade do filme radiográfico não exposto (virgem) a fatores físicos, químicos e biológicos, alguns cuidados devem ser observados na armazenagem das caixas fechadas.

A RESPOSTA DO FILME Sensitometria
É o estudo e a medição da resposta do filme quanto as mudanças nas condições de exposição erevelação que afetam a aparência de uma radiografia. A Sensitometria permite traçar a curva característica que representa as características Sensitometria (velocidade) de um filme.
Densidade Fotográfica (óptica)
A densidade fotográfica é a medição do enegrecimento do filme. Em outras palavras, a área do filme de maior exposição á radiação ou luz terá um aspecto mais enegrecido ou de maiordensidade, enquanto a área do filme de menor exposição a radiação ou luz apresentara um aspecto mais transparente ou acinzentado, ou ainda de menor densidade.
Curva característica
É um gráfico que mostra uma escala de densidades resultante de uma serie de exposições de diferentes intensidades em um filme radiográfico. A curva característica pode ser usada para fornecer informações sobresensibilidade relativa, velocidade do filme e sobre seus contrastes.
Véu de base
É a densidade mínima de um filme radiográfico que não foi exposto a radiação ou a luz dos écrans. O véu ou véu de base refere-se a densidade do suporte do filme mais a densidade das camadas de emulsão que não receberam nenhuma exposição intencional.
A luminescência é chamada
Fluorescência quando a emissão de radiaçãoocorre num intervalo de tempo de até 10-8 segundos; se esse fenômeno se der num tempo maior, tem o nome de Fosforescência.
Algumas substâncias, como o tungostato de cálcio (CaWO4) e oxisulfato de gadolíneo (Gd2O2S), tornam-se fluorescentes à ação dos RX. A quantidade de luz emitida é proporcional à quantidade de RX absorvida e, portanto, proporcional à dose recebida.
Chassis
Para execução de...
tracking img