Radiografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filmes Radiográficos:Os filmes radiográficos são compostos de uma emulsão e uma base. A emulsão consiste em uma camada muito fina (espessura de 0,025 mm) de gelatina, que contém, dispersos em seu interior, um grande número de minúsculos cristais de brometo de prata.
Granulação A imagem nos filmes radiográficos é formada por uma série de partículas muito pequenas de sais de prata, os quais nãovisíveis a olho nu. Entretanto, essas partículas se unem em massas relativamente grandes que podem ser vistas pelo olho humano ou com auxílio d pequeno aumento. Esse agrupamento das partículas de sais de prata da emulsão cria uma impressão chamada de “Granulação”.podemos afirmar que a granulação de um filme aumenta quando aumenta a qualidade da radiação. Por essa razão os filmes com grãos maisfinos são recomendados quando se empregam fontes de alta energia
Na radiografia industrial, a medição da densidade radiográfica na área de interesse da imagem deve ser realizada com uso de um densitômetro eletronico. Este aparelho é um instrumento de medição, e portanto deve estar calibrado segundo uma norma ou por um laboratório de calibração. A densidade radiográfica aceitável na área deinteresse é de 1,8 até 4,0 para aparelhos de Raios X e 2,0 até 4,0 para aparelhos de raios gama. A norma da Petrobras N-1595 restringe esses valores a uma densidade máxima de 3,5.
VelocidadeAntes de introduzirmos o conceito de velocidade é preciso definir o que entendemos por exposição. É uma medida da quantidade de radiação que atinge um filme. Ela é representada pelo produto da intensidade daradiação pelo tempo que o filme fica exposto É evidente, portanto, quanto maior a exposição a que submetemos um filme, maior a densidade que esse filme atinge.
Classificação dos Filmes IndustriaisA grande variedade de condições e a heterogeneidade de materiais encontrados na radiografia industrial, levaram os fabricantes a produzir várias espécies de filmes. Uma classificação dos filmes foiestabelecida pelo ASTM* E-1815-96 , que identifica os tipos de filmes pela velocidade de exposição e sensibilidade. A velocidade de exposição é função logarítmica da dose de radiação necessária para que o filme atinja densidade óptica de2,0.
Tipos dos Filmes Tipo 1 - Características: granulação ultra fina alto contraste e qualidade. Deve ser usado em ensaios de metais leves ou pesados, ou seçõesespessas, com radiação de alta energia.Tipo 2 - Características: Filme com granulação muito fina e com alta velocidade e alto contraste quando utilizado em conjunto com telas intensificadoras de chumbo.Tipo 3 - Características: Filme de granulação fina, com alto contraste e velocidade. É o filme mais utilizado na indústria em razão do atendimento em qualidade e maior produtividadeTipo 4 -Características: Filme de granulação média, pouco utilizado na indústria.
ContrastePara que se forme uma imagem no filme é necessário que ocorram variações nadensidade ao longo do mesmo. Em outras palavra, uma imagem é formada a partir de áreas claras e escuras. A diferença de densidades entre duas regiões adjacentes no filme é denominada de Contraste.
DefiniçãoObservando com detalhe a imagemformada no filme radiográfico, veremos que a mudança de densidades de uma área a outra não se faz de maneira brusca.
Por exemplo, a imagem de um objeto apresenta um pequeno halo que acompanha as bordas da mesma, com uma densidade intermediária entre a densidade da imagem e a de fundo. Quanto mais estreita for esta faixa de transição a definição será melhor
Processamento do Filme RadiográficoPreparação Inicial:A preparação do filme e dos banhos para o processamento radiográfico deve seguir algumas considerações gerais, necessárias ao bom desempenho desta tarefa.
Limpeza: no manuseio do filme, a limpeza é essencial. A câmara escura, bem como os acessórios e equipamentos, devem ser mantidos rigorosamente limpos, e usados somente para o propósito aos quais eles se destinam....
tracking img