Sociedades comerciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Nome do projecto
PLANO DE RADIAÇÃO DA RÁDIO ‘’TELEVISÃO ACÇÃO’’
2. PROPRIETÁRIO DO PROJECTO
LUIS BETUEL MAPOSSE
3.Introdução
A liberalização da área da radiodifusão e a grande contribuição dos meios de comunicação social no desenvolvimento das comunidades, leva a que muitos operadores de radiodifusão procurem novas áreas de operação tendo em conta a necessidade de cobrir áreas cada vezmaiores do território nacional.
4.Objectivo geral
Projectar e desenhar uma estação emissora, em Frequência Modulada no Bairro de Laulane, Distrito Urbano número 04 (DU 4), no entroncamento de Hulene Expresso, cuja temática terá inspiração orientada a promoção de linhas conducentes ao desenvolvimento sustentável das comunidades.
5.Planeamento
* 5.1.Levantamento das necessidades
A estação emissora,ora em projecto, será situada nas coordenadas de: longitude 32 0 35 E, e latitude 25 0 54.5 S – Cidade de Maputo ( DU 4), devendo cumprir as seguintes necessidades gerais:

.Cobrir toda a área do Bairro Laulane e as localidades circunvizinhas;
.Apresentar uma programação com conteúdos que interessem os habitantes da área a ser coberta;
.Disponibilizar um meio de comunicação de massas quecontribua para a educação da sociedade;
.Divulgar informação nacional e internacional;

Estatuto editorial (vide Anexo)

6. Projecto
* 6.1.Objecto do projecto
Este projecto visa efectuar o estudo das condições que permitam a instalação de uma estação de Televisão em UHF no Bairro Laulane, Distrito Urbano número 04, Cidade de Maputo.
A infra-estrutura será montada nas Instalações da igrejaMinistério do Evangelho em Acção também localizada nas coordenadas acima referidas, e poderá abranger toda a área do Bairro e as zonas periféricas desta, onde o sinal possa chegar com qualidade.

* 6.2.Princípios orientadores

6.2.1. Tecnologias
As soluções tecnológicas a serem empregues na implementação deste projecto, têm a ver com a relação custo / qualidade sem no entanto afectar o objectivopretendido.
Relativamente as tecnologias de transmissão de sinal de áudio em frequência modulada, o mercado conta hoje com desenvolvimentos tecnológicos que garantem maior eficiência, alcance e qualidade pelo que deverá ser usado um emissor de estado sólido e modular que permita redundância a falhas em caso de necessidade.
O sistema radiante será concebido de modo a proporcionar maior transferênciada potência produzida pelo emissor para o ar e evitar a produção de espúrias que possam afectar o espectro de radiodifusão no local.

7.Equipamento

Para melhor cumprimento do objectivo desta estação emissora, será usado um emissor de 1000 W de potência e um sistema radial formado por 04 antenas de painel, dispostos Horizontalmente, e em forma de quadro.
Para efeitos de cálculo, foiconsiderado um factor de 0,85 para as perdas emissor – antena, tendo que o ganho do emissor para o presente projecto será de 6.3 dBi.
Em relação ao estúdio de emissão, para além do equipamento tradicional (consola e outros equipamentos) deverá ser acoplado todo equipamento de captação de imagem e áudio

* 8.Plano de radiação
O projecto de uma estação de radiodifusão segue alguns procedimentos quepermitem determinar as características de radiação e alcance do sinal da nova estação emissora. Para o sucesso do mesmo, foram consideradas as seguintes etapas:
* 8.1Localização do sistema radiante

O Bairro de laulane localiza-se numa zona baixa, praticamente ao nível do mar, requerendo para tal que o sistema radiante seja instalado num ponto alto de modo a se conseguir o maior alcancepossível.
Recomenda-se uma altura mínima de 50 metros para instalação do sistema radiante, que pode ser constituído apenas por uma torre metálica fixada no solo ou por uma torre metálica mais curta afixada sobre um edifício dentro da cidade.
*
* 8.2 Perfis do terreno

Com base no mapa da província de Maputo , nas coordenadas do ponto escolhido foram levantados os perfis do terreno em volta do...
tracking img