Feirante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Feirante

1) Objetivo Geral Através do conhecimento do trabalho do feirante, fazer com que os alunos conheçam mais sobre os alimentos vendidos nas feiras e o lixo que pode ser produzido.

2) Objetivos específicos Trabalhar os produtos que devem estar presentes numa alimentação saudável e a conscientização da importância da diminuição no uso de sacos plásticos na embalagem dos produtos.

3)Público-Alvo: Educação Infantil

4) Número de Aulas: O trabalho será realizado em cinco etapas, divididas em aulas a critério do professor.

5) Áreas Contempladas • Ciências o Higiene no trato da alimentação o Tipos de alimentos Legumes Verduras Frutas Matemática o Operações básicas Adição e Subtração o Pesos e Medidas Dúzia e meia dúzia Quilo e meio quilo



Autora: Melanie Grunkraut“Pense no Meio Ambiente. Só imprima este documento se for realmente necessário”





o Dinheiro Atividade de compra e venda Troco Língua Portuguesa o Oralidade o Desenvolvimento do vocabulário o Letramento Temas Transversais o Preservação do Meio Ambiente Sacos plásticos

6) Metodologia Aplicada O trabalho será realizado em várias etapas. Para as crianças que tem a oportunidade de trabalharcom uma horta, ressaltar a importância do comércio desses produtos realizados em locais adequados e por profissionais competentes.

1ª etapa: Conversa com os alunos sobre visitas já realizadas em feira livre, sacolão e supermercados a fim de compará-las. Levantar os seguintes pontos: • Feira livre • É realizada em ruas e praças com várias barracas, muitas vezes organizadas conforme o produto aser comercializado; 1. Maior possibilidade de seleção dos produtos por qualidade e preço; • A feirante motiva o freguês, mostrando as vantagens de seus produtos, deixando muitas vezes experimentá-los; 1. Arrumação dos alimentos nas barracas

Autora: Melanie Grunkraut “Pense no Meio Ambiente. Só imprima este documento se for realmente necessário”





• • • •

O preço varia conforme ohorário: quanto mais cedo, maior o preço das mercadorias 1. Levantar o porquê dessa atitude a. Na maioria das vezes o feirante compra todos os produtos de um distribuidor, necessitando vender tudo no dia da feira (apenas alguns produtos podem ser armazenados e vendidos em outra data) i. Maior garantia dos produtos serem frescos. O consumidor pode escolher um a um os produtos desejados, deixandoaqueles que talvez não estejam em tão boa qualidade; 1. Verificar como os alimentos são acondicionados na feira e a sua higiene. Os produtos são transportados em caminhões que ficam estacionados nas proximidades das barracas; Dependendo do clima, a quantidade de fregueses pode aumentar ou diminuir; Para auxiliar no transporte dos produtos pelos consumidores, em muitas feiras existem pessoas queganham dinheiro fazendo esse trabalho. Após o término da feira, existe a necessidade de se lavar as ruas e praças 1. Lixo produzido durante a feira não é colocado totalmente nos locais adequados, necessitando que garis façam essa limpeza do ambiente.



Sacolão e supermercados • Grande parte dos produtos já está embalada, não podendo ser manuseados; 1. Importância da verificação da data devalidade dos produtos; • Os produtos estão organizados num único local, não permitindo a escolha de fornecedores diferentes; 1. Verificar a forma em que os alimentos são acondicionados e de higiene. 2. Relembrar que na feira os produtos são selecionados um a um pelo comprador, e que nos estabelecimentos comerciais, a grande maioria já vem acondicionada e permanecem na refrigeração para melhorconservação. • O preço é fixo durante todo o período do dia; • O ambiente é fechado, muitas vezes com música ambiente; funcionários do estabelecimento cuidam da higiene do lugar; • Em muitos locais, existem pessoas que ajudam a transportar os produtos até o carro ou outro meio de transporte.

Pesquisar nas famílias dos alunos sobre fatos pitorescos ocorridos nas feiras livres e nos estabelecimentos...
tracking img