Sociedade dos poetas mortos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ARTE DA COMUNICAÇÃO
Existe uma estreita ligação entre arte e comunicação. Se ponderarmos a função da arte ao longo dos tempos, e se nos remetermos ao ínicio da expressão artística (e ao ínicio do próprio homem), com a Arte Rupestre, conseguimos compreender que esta sempre foi um dos principais elementos da comunicação humana.

Assumindo a arte como comunicação, é necessário definir o que seentende por comunicação. Por comunicação entende-se o acto de comunicar, de participar, de partilhar informação. Já a palavra (ou verbo) comunicar vem do latim communicare e da mesma forma significa participar, informar, ou estar em comunicação. Assim sendo, para entender o que é a comunicação é fundamental compreender como esta comunicação se processa.
Para que exista um processo de comunicaçãoé necessário termos um emissor, um receptor, uma mensagem e um meio ou suporte de divulgação desta mesma mensagem. No caso da arte, assumimos como emissor o autor, como receptor o observador/fruidor, como mensagem a obra, e como meio ou suporte a forma na qual a obra é produzida. No entanto, esta comunicação só existe se emissor e receptor partilharem o código através do qual a mensagem édisponibilizada, o que neste caso quer dizer que só existe comunicação se emissor e receptor compreenderem a linguagem da obra de arte.

Remetendo-nos ainda ao campo da arte, podemos considerar que a comunicação artística é uma forma de comunicação de massas. Isto é, o artista (neste caso o emissor), não dirige a sua mensagem a um individuo em especifico, mas sim a vários individuos, o que faz com quede certa forma esta seja uma comunicação anónima. É então desta forma que se pode enunciar o processo de comunicação artística.

Mas há outro processo de comunicação, talvez mais dificil de analisar mas igualmente de grande importância, que é o processo de criação artistica, o processo de criação da obra de arte, em que o autor comunica consigo próprio e com tudo o que o rodeia, com o meiocultural e social no qual se insere para justificar a sua produção. Antes de tentarmos focar o que poderá ser o processo de criação artística na arte de Internet, é necessário compreender o mesmo de uma forma generalizada.

A discussão sobre o processo de criação artística não é nova. Já em 1998, Cecília Almeida Salles propõe uma abordagem a esta questão no seu livro "Gesto Inacabado: processo decriação artística". Possivelmente já alguns pesquisadores e autores teriam tratado o tema anteriormente, mas na realidade deparamo-nos com uma lacuna no que respeita à compreensão do processo de criação da obra por parte do autor.

Sem querer menosprezar a singularidade e a particularidade deste processo, muitas vezes incompreendido por se defender ainda o misticismo da inspiração como pontofulcral, é importante que se compreenda que todo e qualquer processo de criação artística é, antes de mais, um reflexo de uma rede de influências sociais e culturais, assim como fruto de um esquema mais ou menos linear, que se compõem da seguinte forma:
* Existência de necessidades e desejos pessoais (que se remete à já falada inspiração);
* Inserção do autor num tempo histórico, assim comono seu próprio tempo pessoal;
* Inserção do autor numa sociedade e numa cultura especificas;
* Interacção com o tempo histórico, com a sociedade e com a cultura;
* Relação com o espaço físico de criação da obra, sendo este material ou não material;
* Percepção e compreensão de si mesmo e do que o rodeia;
* Contacto com o material escolhido para a criação da obra;
* Decisãosobre os caminhos a seguir ao longo de cada etapa do processo.
Para bem comunicarmos com os outros, devemos, antes de mais, sabermos comunicar connosco próprios.
Esta é a ideia fundamental deste livro que nos leva a um caminho essencial para cada um: encontrar-se consigo próprio e conseguir exprimir-se verdadeiramente. Só assim poderá existir uma autêntica comunicação humana.
Nas nossas...
tracking img