Sociedade dos poetas mortos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

* Introdução Pag: 02
* Objetivos Pag: 03
* Analise Pag; 04 a 09
* Conclusão Pag; 10 a 11
* Referencias Pag; 12
* Anexo Pag: 13

Introdução

Este relatório faz uma analise de como era uma escola tradicional, conservadora, onde quase todos os professores eram ex-alunos, e mesmo os pais exigiam que a escola permanecesse nesta linha conservadora,como forma de subjugar seus filhos, ter o controle tanto físico quanto emocional. E ai chega um professor substituto, também ex-aluno, que conseguiu, num curto espaço de tempo, despertar nos jovens, a ânsia de viver, o sentido da vida olhando por ângulos diferentes, a emoção de transgredir pequenas regras.

Objetivos

O objetivo é tentar entender, as atitudes de professores, diretores,pais, acostumados ao conservadorismo, ao tradicionalismo, á mesmice do dia a dia, frente ao novo, inusitado. A uma nova forma de ver a vida, de sentir a vida, de experimentar novas amizades, novas pessoas. De poder transgredir pequenas regras, sem que por isto, ser castigado fisicamente. È entender até onde foi a tentativa de certas entidades centenárias, de mesmerizar o ensino, e através deste, aforma de ver a vida por outros ângulos.




Analise
O filme “Sociedade dos Poetas Mortos, mostra claramente o papel de aparelho ideológico que a escola assume .
Naquela escola considerada o “padrão” da época, ordem , disciplina, eram usados no sentido de coibir a expressão e a valorização do pensamento livre. O diretor no início do filme deixa claro para os novos alunos que elesestão tendo uma oportunidade ímpar, pois estudar naquela instituição era privilégio de poucos. Segurando a vela o diretor diz aos alunos: “esta é a luz do saber”, como se até aquele momento eles nada soubessem.
O tipo de escola mostrada no filme era a de uma instituição tradicional, com metodologia tradicional arcaica, esfacela, com professores tradicionais, desatualizados, incompreensíveis,acomodados.

Mas como toda regra tem uma exceção , chega na escola o professor Keating¸ que usando de criatividade, determinação, competência, honestidade e valorização das experiências anteriores a escola, começa a instigar os alunos da escola para que percebam – ser sujeitos de sua aprendizagem e não apenas objeto. A metodologia utilizada por Keating foi muito questionada pelos outros professores.Após Keating haver terminado a sua aula no pátio da escola, um dos professores o elogiou dizendo que a aula havia sido muito boa, no entanto, ele teria problemas mais a frente, uma vez que estava ensinando aos alunos coisas que poderia fazer com eles se revoltassem contra o próprio professor. Mas mostrando serenidade, humildade e sabendo de suas limitações, Keating responde que não deseja formarartistas, mas livres pensadores



A metodologia adotada pelo professor Keating desagradava profundamente a direção da escola que buscava um forma para punir o professor inovador.
O que chama muito a atenção é que mesmo existindo tantas formas de linguagem, tantos signos e código lingüísticos, é na arte que ele busca a sua inspiração para lecionar e refletir sobre o mundo.
Os diversospoemas apresentados e as várias formas de interpretação que Keating os dava, fazia com que os textos tivessem vida o que facilitava o processo ensino-aprendizagem. Tal metodologia fazia das aulas dinâmica, participativa.






O filme é recheado de sensibilidade. Vemos claramente no filme a luta de Neil que deseja ser ator e foi tolhido pela família o que o faz tirar a própria vida,pois, até aquele momento, segundo o que deixará escrito: “não havia aprendido a viver”. Percebemos na atitude de Neil como os nossos alunos e nós mesmos nos sentimos quando somos privados de fazermos aquilo que realmente gostamos de fazer. Muitas vezes, diferente de Neil, não tomamos uma decisão trágica de forma imediata, mas , passamos a vida toda tentando compensar as nossas angustias e...
tracking img