Sociedade do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade do conhecimento; professor pesquisador; papel do professor; mudanças educacionais; perfil do aluno; processo de ensino e aprendizagem; dificuldades na aprendizagem; tarefa para casa, papel dos pais, alunos e professores, distúrbios de aprendizagem e afetividade. A disciplina proporciona discussões sobre a sociedade do conhecimento e suas exigências na educação bem como o papel doprofessor diante das mudanças que vem ocorrendo no cenário mundial dentre elas as revoluções tecnológicas. Refletir sobre a relação da tarefa de casa e os hábitos de estudo, caracterizar as dificuldades de aprendizagem e o papel da afetividade.
Nessa aula web você irá estudar a importância do professor pesquisador e reflexivo de sua prática pedagógica na sociedade do conhecimento, não há mais espaçopara a escola ficar alheia às transformações que vem ocorrendo no mundo moderno. Diante disso, é necessário repensar que sociedade é essa e conhecimento é necessário tanto para o professor exercer o seu papel e para o aluno atender as exigências do mercado de trabalho. Discutir o papel da tarefa de casa, os hábitos de estudo e a participação dos diversos segmentos: pais, alunos e professores.Destacar a necessidade da autonomia por parte do aluno em relação aos deveres de casa.
O PROFESSOR NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO1

Apresentação: Olá queridos alunos, sou a professora Cyntia, graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em História Social pela UEL e mestre em História, com ênfase em história e ensino (UEL). Minha experiência profissional comodocente, é de aproximadamente 13 anos, cujo início se deu no ensino fundamental e médio, e atualmente além destes, leciono também nas esferas do ensino: superior presencial e superior à distância. Sou bastante comunicativa e espero que vocês gostem dos nossos diálogos.
Nossa aula web vai possibilitar ampliar seus conhecimentos, incentivar o trabalho de pesquisa e aprimorar o processo de ensino eaprendizagem com as crianças. Enquanto aluno do Curso de Graduação de Pedagogia imagino que vocês gostem de trabalhar com as crianças e principalmente ensinar. Para isso, é necessária uma boa oratória, didática específica e acima de tudo, possuir um espírito crítico e reflexivo acerca da nossa sociedade. Por isso, penso que estão no caminho certo e ao final desses anos de estudo e dedicação vãoencontrar-se preparado para exercer o ofício de professor. Vamos iniciar os nossos diálogos?
Com o atual desenvolvimento técnico-científico, não podemos mais conceber o mundo, o homem e suas relações sociais, seguindo uma cronologia linear do tempo. O mundo contemporâneo passa por um processo de grandes transformações provocadas pela informática e pela revolução nas telecomunicações. Os vários meios decomunicação emitem a informação em qualquer parte do planeta ao mesmo tempo.
O avanço dos sistemas de informação e comunicação provocou um aumento das relações virtuais em diversas áreas do saber, redimensionando o espaço e, consequentemente, tornando o tempo mais rápido e as relações sociais mutáveis e inseguras e ainda produzindo novas formas de se comunicar, relacionar e pensar queconseqüentemente, afetam o processo de construção de conhecimento e permitindo a criação de espaços escolares menos autoritários e repressores, cedendo lugar para um ambiente alegre, flexível e criativo.
As novas linguagens estão imersas em nossa sociedade e, com isso, passamos a ver o mundo, a partir da sua presença em nosso cotidiano. Estas constroem novas possibilidades de leitura e com elas podemosredescobrir e ressignificar o mundo.
LINK: Faça a leitura do artigo sobre a sociedade do conhecimento para melhor compreender as discussões que serão propostas nesta web. http://www.hottopos.com/vidlib7/e2.htm
Diante da sociedade conhecimento nos deparamos com novas exigências sociais que, consequentemente, repercutem na educação, e nos impõem questionamentos sobre o papel da escola diante desta...
tracking img