A sociedade do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociedade do Conhecimento

1

A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Érico Oda∗

Os computadores são incrivelmente rápidos, precisos e burros; os homens são incrivelmente lentos, imprecisos e brilhantes; juntos, seu poder ultrapassa os limites da imaginação. Albert Einstein.

A Sociedade do Conhecimento
A evolução da sociedade humana, sob o ponto de vista socioeconômico, iniciouse quando homemdestacou-se dos demais animais, pelo domínio do fogo e de armas e, com a utilização de sua inteligência primária, exercitou atividades extrativistas, que proporcionavam ao ser humano primitivo a sobrevivência por meio da coleta, da caça e da pesca. Com a fixação do homem à terra durante a Sociedade Agrícola, surgiram as atividades de plantio e de criação, que possibilitaram produzir mais do que eranecessário para a sobrevivência, dando origem à primeira atividade econômica estruturada: o comércio de troca dos excedentes, estabelecendo o conceito de valor de produtos e serviços e da moeda como facilitador das trocas. No século XVII, surgiu a sociedade industrial, decorrente das primeiras invenções tecnológicas aplicadas às atividades produtivas, permitindo a produção de bens de consumo emgrandes quantidades e promovendo uma maior velocidade na acumulação de bens de capital, criando e instituindo novas estruturas econômicas e sociais. Após a Segunda Guerra Mundial, a evolução significativa das tecnologias da informação (informática e telecomunicações), somada às condições sociopolíticas de competição e de cooperação entre nações, resultou no fenômeno da globalização, desencadeandoum aumento da competitividade na economia mundial e empresarial.

Mestre em Administração (UFRGS-2001). Pós-graduado em Engenharia de Produção (UFSC-1985). Especialista em Sistemas de Informações (CDE/FAE-1981). Bacharel em Administração (FAE-1976) e Graduado em Engenharia Civil (UFPR-1973). Professor Universitário e Consultor Empresarial.



A Sociedade do Conhecimento

2

Essacompetitividade demandou, dos profissionais e organizações, a formulação de estratégias competitivas cada vez mais sofisticadas que, por sua vez, exigem um maior domínio e aplicação de conhecimentos, o que caracteriza a atual Sociedade do Conhecimento. Com o cenário econômico mundial apresentando o acirramento na competição de mercados, os indivíduos, as empresas e nações necessitam ter o conhecimento doambiente onde atuam, sobre o mercado e a concorrência e sobre os produtos e serviços existentes, determinando poder da Informação como fator preponderante na geração de riquezas. A Sociedade do Conhecimento é caracterizada pela aplicação e desenvolvimento intensivo do uso das Tecnologias de Informações digitais tanto nas atividades empresariais modernas, como também nas atividades corriqueiras ede lazer dos indivíduos, tais como televisão, vídeo, telefonia, fotografia, jogos eletrônicos, leitura, viagens e outras. A Tecnologia de Informação é aplicada nos negócios de forma cada vez mais intensiva, sofisticando e promovendo diferenciais significativos em produtos e serviços, que mesmo fisicamente parecidos, apresentam funcionalidades múltiplas antes inexistentes, para agregar valor eaumentar a sua competitividade na oferta diversificada de um mercado globalizado. Essas tecnologias, pelo acesso facilitado às informações, potencializam as atividades de pesquisa e desenvolvimento que resultam em outras inovações mercadológicas, despertando e até criando novas necessidades no consumidor.

1. Paradigmas da nova economia: agilidade, flexibilidade, produtividade e qualidade
Astecnologias de informações geram novos negócios, modificam os existentes e moldam um novo cenário econômico que, com convergência de aplicações da informática e da telecomunicação, amplifica o poder da inteligência individual e coletiva, realimentando e acelerando o ciclo virtuoso de geração de novos conhecimentos devido à facilidade de armazenamento e acesso a informações. Essa aceleração da economia...
tracking img