Sistma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Clonagem
A Clonagem é o processo natural ou artificial em que são produzidas cópias fiéis de outro indivíduo ( homem, animais, etc.), ou seja, a clonagem é o processo que formará um clone. 
O processo de clonagem natural ocorre em alguns seres, como as bactérias e outros organismos unicelulares que realizam sua reprodução pelo método da bipartição, além disso, o tatu também produz um cloneatravés da poliembrionia.
No caso dos humanos, os clones naturais são os gêmeos univitelinos, ou seja, são seres que compartilham do mesmo material genético (DNA), sendo originado da divisão do óvulo fecundado.

No processo de clonagem artificial existem várias técnicas de clonagem, uma delas permite clonar um animal a partir de óvulos não fecundados, sendo este processo conhecido desde oséculo XIX, estes processos eram praticados pelos horticultores que obtinham clones de orquídeas, que através de tecidos meristemáticos de uma planta matriz, originava dezenas de novas plantas geneticamente idênticas.

2- Célula Tronco

Célula-tronco é um tipo de célula com duas capacidades especiais: a de se transformar em, outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculose pele, o que torna diferente das demais, que só podem trazer parte de um tecido específico (por exemplo: células epiteliais não constituem nada além de pele); e a de poder gerar cópias idênticas de si mesmas.Por causa dessas capacidades, as células-tronco estão sendo muito pesquisadas, pois o intuito é usa-las como células substitutas em tecidos lecionados ou doentes, como nos casos de Alzheimer,Parkinson e doenças neuromusculares em geral, ou ainda no lugar de células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, como no caso de diabetes.Tudo parece perfeito, no entanto, há um agravante: alguns tipos de células-tronco só são encontrados em embriões, o que gera sérios problemas de ordem ética e religiosa, afinal, entre outras coisas, ainda não se tem certeza se o uso decélulas embrionárias pode causar tumores nos pacientes, e os grupos que se opõem, entre eles a Igreja, afirmam que a técnica envolve a morte de um ser humano, apesar de ainda em estado embrionário.
Fonte(s):
http://www.brasilescola.com/biologia/clo…
http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_r…
Se em vez de inserirmos em um útero o óvulo cujo núcleo foi substituído por um de uma célula somáticadeixarmos que ele se divida no laboratório teremos a possibilidade de usar estas células - que na fase de blastocisto são pluripotentes - para fabricar diferentes tecidos. Isto abrirá perspectivas fantásticas para futuros tratamentos, porque hoje só se consegue cultivar em laboratório células com as mesmas características do tecido do qual foram retiradas. É importante que as pessoas entendam que, naclonagem para fins terapêuticos, serão gerados só tecidos, em laboratório, sem implantação no útero. Não se trata de clonar um feto até alguns meses dentro do útero para depois lhe retirar os órgãos como alguns acreditam. Também não há porque chamar esse óvulo de embrião após a transferência de núcleo porque ele nunca terá esse destino.
 

 
Uma pesquisa publicada na revista Sciences por um grupode cientistas coreanos (Hwang e col., 2004) confirma a possibilidade de obter-se células-tronco pluripotentes a partir da técnica de clonagem terapêutica ou transferência de núcleos (TN). O trabalho foi feito graças a participação de dezesseis mulheres voluntárias que doaram, ao todo, 242 óvulos e células "cumulus" (células que ficam ao redor dos óvulos) para contribuir com pesquisas visando àclonagem terapêutica. As células cumulus, que já são células diferenciadas, foram transferidas para os óvulos dos quais haviam sido retirados os próprios núcleos. Dentre esses, 25% conseguiram se dividir e chegar ao estágio de blastocisto, portanto, capazes de produzir linhagens de células-tronco pluripotentes.
 

 
A clonagem terapêutica teria a vantagem de evitar rejeição se o doador fosse...
tracking img