Caracteristicas do sistma operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



O sistema operacional tem como função controlar o hardware e permitir executar os softwares.

Outra parte que cabe ao sistema operacional é a interface com o usuário, pois não bastaria apenas o sistema operacional controlar o hardware e executar programas se este não oferecer ao usuário uma interface que possa ser utilizada pelo mesmo:

1°. O Windows, por exemplo, temuma interface que é controlada pelo EXPLORER.

2°. O MacOS X tem uma interface que é controlada pelo Aqua e pelo FINDER.

3°. O Linux tem uma interface gráfica que é controlada pelo X Window System, mas este ainda depende de gerenciadores de janelas que o usuário poderá escolher: KDE, Gnome, Xfce, Fluxbox, OpenBox, Enlghtenment....


Principais funções do sistema operacional(SO).

1- Gerenciar os recursos do computador


2- Criar uma interface unificada para que outros programas possam acessar os recursos do computador
3- Criar uma interface para o usuário
4- Controlar toda a parte física (hardware) e toda parte lógica (software).
















Sistema operacional
Sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cujafunção é gerenciar os recursos do sistema, definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc. Fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.



Inicialização do sitema operacional
Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programaarmazenado em memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", bastante conhcido como boot, conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento,geralmente o Disco Rígido, e a partir de então, o sistema operacional "toma" o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.
Existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:
• Pela perspectiva do usuário ou programador (visão top-down): é uma abstraçãodo hardware, fazendo o papel de intermediário entre o aplicativo (programa) e os componentes físicos do computador (hardware);
• Numa visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, i.e., controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando, que recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados.
A sigla usual para designar esta classe de programasé SO (em português) ou OS (do inglês Operating System).










Log de dados


Em computação, log de dados é uma expressão utilizada para descrever o processo de registro de eventos relevantes num sistema computacional. Esse registro pode ser utilizado para restabelecer o estado original de um sistema ou para que um administrador conheça o seu comportamento no passado. Um arquivo delog pode ser utilizado para auditoria e diagnóstico de problemas em sistemas computacionais.
Ademais, os logs possuem grande importância para o Direito da Tecnologia da Informação. A possibilidade de identificar a autoria de ações no ambiente virtual, permitindo a responsabilização dos autores, só é possível através da análise de logs. Os logs também podem ser entendidos como provas digitais.Muitos sistemas operativos e uma infinidade de programas de computador incluem alguma forma de log de dados. Alguns sistemas operacionais disponibilizam um serviço de log de dados chamado Syslog (descrito na RFC 3164), que filtra e registra as mensagens destinadas ao log, livrando as aplicações do ônus de manter o seu sistema de log ad hoc.

Log de servidor

O log de servidor é um tipo de...
tracking img