Mercado de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de negociação na BM&F BOVESPA
A BM&FBOVESPA foi criada em 2008 com a integração entre Bolsa de Mercadorias & Futuro BM&F e a bolsa de valores de São Paulo (BOVESPA). Juntas formaram uma das maiores bolsas do mundo em valores de mercado.
A BM&FBOVESPA hoje apresenta quatro tipos de negociação; mercado a vista, mercado a termo, mercado de opção e mercado futuro.Mercado a vista: É aquele em que a liquidação fisica (entrega do titulo vendido), pelo vendedor e a liquidação financeira( pagamento), pelo comprador, acontece no terceiro dia útil após a negociação. A liquidação fisica e financeira é processada pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia – CBLC.
Mercado a termo: É um contrato de compra ou venda de ações, a um preço fixado, para liquidação comprazo determinado. Esse parazo em geral é de trinta, sessenta ou noventa dias.
Para aplicações no mercado a termo são requeridos além do registro na CBLC, um limite minimo para a transação e deposito de valores na CBLC – tanto pelo vendedor como pelo comprador – ultilizados como margem de garantia da operação. O contrato a termo pode ser liquidado antes de seu vencimento.
Mercado de opção:Propiciona ao investidor que a adiquire – mediante o pagamento de um prêmio em dinheiro – o direito de comprar ou vender um lote de ações a outro investidor, com preço e prazo de exercício preestabelecidos cotratualmente. O comprador da opção de compra, até a data do vecimento, poderá exercê-la comprando ou vendendo o lote de ações a opção no mercado. O comprador da opção de venda, por sua vez, somentepoderá exercê-la na dat do vencimento da opção quando então poderá vender as ações objeto da opção ao lançador. Entretanto tanto o titular como o lançador poderão negociar suas opções no mercado a qualquer tempo, até a data do vencimento. O lançador de uma opção de compra poderá cobrir (deposito na CBLC os ativos objetos da operação) ou margear a sua posição. O lançador de um opção de vendadeverá margear sua posição por meio de deposito de valores na CBLC.
Mercado futuro: São contratos de compra ou venda de ações, a um preço acordado entre as partes, para liquidação em uma data futura específica, previamente autorizada. Normalmente, o esperado é que o preço do contrato futuro de uma determinada ação seja equivalente ao preço a vista, acrescido de uma fração correspondente àexpectativa de taxas de juros entre o momento da negociação do contrato futuro de ações e a respectiva data de liquidação do contrato.
O mercado futuro é uma evolução do mercado a termo, tal como no contrato a termo, você se compromete a comprar ou a vender certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço estipulado para liquidação em data futura. A principal diferença é que,no mercado a termo, os compromissos são liquidados integralmente nas datas de vencimento; no mercado futuro, esses compromissos são ajustados financeiramente às expectativas do mercado acerca do preço futuro daquele bem, por meio do procedimento de ajuste diário (que apura perdas e ganhos).
O mecanismo de funcionamento do mercado futuro imprimiu característica importante na negociação para liquidaçãofutura: a competitividade. A homogeneidade dos produtos, a transparência e a velocidade das informações e a livre mobilidade de recursos permitem que os preços se ajustem conforme as leis de mercado, ou seja, de acordo com as pressões de oferta e procura. Como os participantes podem entrar e sair do mercado a qualquer momento, os futuros tornaram-se muito importantes para as economias em face desua liquidez.

Home Broker / After – Market / Pregão eletrônico
A partir de 1980 a BOVESPA iniciou o processo de automação dos sistmas de negociação. As negociações já não eram mais registradas no quadro de pedra, as corretoras começaram a utilizar sistemas de operações via telefone (pregão viva voz).
O Home Broker foi lançado em 1999, ano que também pode ser considerado outro marco na...
tracking img