Sistma linfatico

464 palavras 2 páginas
O sistema linfático é constituído por uma complexa rede de ductos ou tubos que transportar um claro líquido aquoso chamado linfa por todo o corpo.
A linfa é um fluido que contém linfócitos, um tipo de glóbulos brancos e anticorpos. Este sistema também ajuda na circulação de outros fluidos corporais e nutrientes essenciais.
É um mecanismo de defesa do organismo que protege o corpo contra doenças como vírus, bactérias, etc.
Existem muitos órgãos ligados ao sistema linfático através de uma rede de minúsculos tubos capilares. O corpo é amplamente suprido pela oval ou em forma de feijão, um grupo de tecidos chamados gânglios linfáticos que estão situados na axila, virilha, pescoço e ao redor dos vasos sanguíneos do tórax e abdómen.
A principal função do sistema linfático é a de transporte de linfa para todo o corpo. Ele também defende o corpo de muitas doenças infecciosas.O sistema linfático transporta junto com o sistema circulatório, oxigénio, nutrientes e harmonias para as células do corpo.
Também ajuda o sistema imunológico a destruir as patogenias prejudiciais que causam doenças. A linfa, que é constituído de linfócitos e anticorpos, actua como uma barreira para os micróbios nocivos e outros corpos estranhos. Também ajuda na expulsão e destruição de substâncias tóxicas do corpo.
O sistema linfático ajuda a manter a proteína e o equilíbrio de líquidos no corpo. Ele ajuda na colecta do líquido intersticial, filtrados por capilares, que é rico em proteínas e a devolvê-lo à corrente sanguínea.
Os gânglios linfáticos no trato gastrointestinal ajudam na absorção da gordura essencial do alimento que comemos e a assimilá-la no corpo. O fluido linfático também ajuda na prevenção da obesidade através da filtragem da gordura ‘ruim’ do corpo.
O sistema linfático contribui para a excreção de resíduos nocivos, entulho, partes de sangue morto e excesso de fluido do corpo. Ele também filtra os espaços inter celulares de toxinas, as células cancerosas e patogenias.
O baço

Relacionados

  • Ergonomia segurança e saude na estetica
    2050 palavras | 9 páginas
  • estudante
    314 palavras | 2 páginas
  • Mecanismo de defesa não especificos
    1896 palavras | 8 páginas