Sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de sistemas operacionais; Estruturas dos sistemas operacionais; Gerencia e escalonamento de processos e threads; Sincronização e comunicação entre processos; Deadlocks; Gerência de memória e memória virtual; Gerência de dispositivos de E/S; Sistemas de arquivos; Máquinas virtuais.

O que é Sistema Operacional e qual sua função?

Sistema Operacional é um conjunto de rotinas executadopelo processador com a finalidade de controlar o funcionamento do computador gerenciando a utilização e o compartilhamento de seus recursos. O S.O. habilita as aplicações a interagir com o hardware, gerenciando junto com ela outras abstrações de software.

Facilidade de acesso aos recursos do sistema. Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida.

A aplicação do usuário interagediretamente com o Sistema Operacional, como se o hardware não existisse. (visão de máquina virtual) ANTES
DEPOIS
Aplicações Hardware Aplicações
Sistema Operacional

Aplicações Utilitários
Sistema Operacional
Linguagem de Máquina

Hardware

Microprogramação

Hardware

1

Visão do Sistema Operacional Máquina de Níveis
programadores e analistas usuários programas, sistemas eaplicativos

Aplicativos
Usuários

Utilitários
usuários
S istema Operacional

Sistema Operacional

Sistema Operacional
memória Hardware UCP fitas discos

Linguagem de Máquina

Hardware

Microprogramação

Circuitos Eletrônicos
impressoras monitores

1/1

Sistemas Monoprogramáveis/Monotarefa

Tipos de Sistemas Operacionais

UCP

programa/ tarefa

Sistemas Monoprogramáveisou Monotarefa

Sistemas Multiprogramáveis ou Multitarefa

Sistemas com multiprocessadores

Memória P rincipal

Dispositivos de E/ S

Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefa

Permite que processador, memória e periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa. Enquanto um programa aguarda por um evento, o processador permanece ocioso. 1ºs computadores dadécada de 60 e os computadores pessoais na década de 70.

programa/ tarefa

UCP

programa/ tarefa

Memória P rincipal

Dispositivos de E/ S

programa/ tarefa

programa/ tarefa

programa/ tarefa

2

Os recursos computacionais são compartilhados entre usuários e aplicações. Enquanto um programa espera por um recurso de leitura ou gravação, outros programas podem estar sendoprocessados. O sistema operacional se preocupa em gerenciar o acesso concorrente aos seus diversos recursos. Vantagens: redução de custos e redução de tempo na execução das operações.

Classificação dos sistemas multiprogramáveis por nº de usuários: Monousuário Multiusuário

Tipos de Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefa

Sistemas Multiprogramáveis/ Multitarefa

Sistemas Batch

Sistemas de TempoCompartilhado

Sistemas de Tempo Real

Primeiro tipo de sistema operacional implementado na década de 60. Programas=job – Eram submetidos para execução através cartões perfurados, sendo armazenados em disco ou fita. Posteriormente eram executados, produzindo uma saída. Atualmente implementam ou simulam o processamento em batch.

Permite que diversos programas sejam executados a partir dadivisão de tempo do processador em pequenos intervalos (fatias de tempo). Caso a fatia de tempo não seja suficiente o programa é interrompido e substituído por outro até conseguir uma nova chance. Permitem a interação de usuários com o sistema através de terminais (vídeo, teclado e mouse). Oferece respostas razoáveis a custos mais baixos.

3

Os tempos de processamento devem estar dentro delimites rígidos, que devem ser obedecidos, caso contrário poderão ocorrer problemas irreparáveis. O programa utiliza a CPU o tempo que for necessário ou até encontrar algum de prioridade superior. A prioridade é definida pela própria aplicação. Encontrado em aplicações de controle de processos (monitoramento de refinarias, controle de tráfego aéreo...).

Duas ou mais CPU´s interligadas e...
tracking img