Direitos da pessoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Direitos da Pessoa

Toda pessoa tem direitos. Isso acontece em qualquer parte do mundo. Assim, todos têm direito à vida, não importando a idade, a cor, o lugar de nascimento, a preferência política, a profissão, a riqueza ou a pobreza, ou qualquer outro fato .Se alguma pessoa nascer em condições tais que impliquem discriminação ou exclusão, quanto à titularidade dos direitos e à igualpossibilidade de seu uso, estará ocorrendo uma agressão aos Direitos Humanos, já que atualmente, o respeito aos direitos humanos, está sendo reconhecido como indispensável inclusive por entidades que, até pouco tempo atrás, só se preocupavam com os aspectos econômicos das relações sociais. Ao abordar o tema igualdade, uma exigência constitucional em quase todos os países do mundo, cadapessoa humana tem sua individualidade, sua personalidade, seu modo próprio de ver e de sentir as coisas. A igualdade de direitos e de oportunidades significa, portanto, o direito de ser livre para quem, nascido na pobreza e sem ter acesso à educação, aos cuidados de saúde, à boa alimentação e a tudo o mais de que a pessoa humana necessita para sobreviver e para viver com dignidade. O livro relata, quetodos nós temos Direitos e deveres, e que só através do conhecimento podemos mudar nossa realidade.

* “Direitos Humanos” correspondem às necessidades essenciais da pessoa humana, melhor dizendo, os direitos humanos seriam aqueles sem os quais a pessoa humana não conseguiria existir ou não seria capaz de se desenvolver e/ou de participar plenamente da vida.

* O “Direito à igualdade dedireitos e oportunidades” Á dois mil anos o Cristianismo vem pregando o direito de igualdade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos e as Constituições do mundo também consideram que todos são iguais perante a lei. Mas, apesar de todas essas afirmações reforçadas por filósofos e pensadores políticos, na realidade o que se vê não é isso, uma vez que as próprias leis garantem a desigualdade aotratar as pessoas como iguais em grande número de situações.

REFERÊNCIA:
DALLARI, Dalmo A. Direitos da Pessoa

* Direitos Humanos” correspondem às necessidades essenciais da pessoa humana, melhor dizendo, os direitos humanos seriam aqueles sem os quais a pessoa humana não conseguiria existir ou não seria capaz de se desenvolver e/ou de participar plenamente da vida.

* “Cidadania” éum conjunto de direitos que possibilitam ao indivíduo participar ativamente da vida do governo. A Constituição brasileira de 1988 assegura aos cidadãos brasileiros os direitos já tradicionalmente reconhecidos como, por exemplo, o direito de votar para escolher seus representantes nos poderes Legislativo e Executivo, bem como o direito de se candidatar.
*
“Convivência democrática”apresentando a sociedade num contexto de união entre pessoas, que devem viver em harmonia e em prol do bem comum.

* “Direito à vida” é tema do capítulo que se inicia assegurando que para que uma pessoa exista a vida é imprescindível. Considerada como o primeiro bem da pessoa humana, faz-se necessário garantir e proteger a vida para que o indivíduo se desenvolva dignamente.

*“Direito à liberdade real”, com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o direito de toda pessoa nascer e ser livre, uma vez que o direito de ser livre é indispensável para que o indivíduo possa tomar suas próprias decisões sobre o que pensar e como agir, garantindo que seus sentimentos sejam respeitados pelas outras pessoas.

* O “Direito à igualdade de direitos e oportunidades” àdois mil anos o Cristianismo vem pregando o direito de igualdade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos e as Constituições do mundo também consideram que todos são iguais perante a lei. Mas, apesar de todas essas afirmações reforçadas por filósofos e pensadores políticos, na realidade o que se vê não é isso, uma vez que as próprias leis garantem a desigualdade ao tratar as pessoas como...
tracking img