Sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 5

Algoritmos e a Resolução de Problemas
5.0 Índice Capítulo 5
5.0 5.1 Índice Introdução 1 1 2 2 2 2 3 3 4 4 5 6 6 6 7 7 8 8 8 8 9 9 10

5.2 Algoritmos: Conceito e Exemplificação 5.2.1 Conceito de Algoritmo 5.2.2 Exemplos de Algoritmos 5.3 Português Estruturado

5.4 Estruturas Clássicas de Controle 5.4.1 A seqüência 5.4.2 Teste de condição — Se-Então e Se-Então-Senão 5.4.3 A repetição —Repita-Até e Enquanto-Faça 5.5 Pseudo-Código 5.5.1 Estruturas de dados 5.5.2 Variáveis 5.5.3 Constantes 5.5.4 Operações e Expressões 5.5.5 Operações aritméticos 5.5.6 Operadores relacionais 5.5.7 Operadores lógicos 5.5.8 Prioridades e parênteses 5.5.9 Entrada e saída 5.6 5.7 Os Fluxogramas Exercícios

2

Capítulo 5: Algoritmos e a Resolução de Problemas

Prof. Roberto Willrich

5.1 Introdução
Aconstrução de um programa computacional é motivada geralmente a partir de uma necessidade de solução de um problema particular: a geração automática de documentos, o controle de um equipamento eletrodoméstico, a transmissão de informações em longas distâncias, a agilização de cálculos científicos, e outras motivações mais. A solução dos nossos problemas através de um sistema computacional só éobtida no momento em que é definido um conjunto coerente de instruções de um programa que permita estabelecer que ações deverão ser executadas e em que ordem. Embora definida inicialmente como uma “arte”, a tarefa de programação dos computadores não é simples e, à medida que a complexidade dos problemas foi aumentando, constatou-se que a construção de um programa deveria ser, na realidade, resultadode um trabalho de engenharia, como o são tantos outros produtos. Da mesma f rma como, no caso de um edifício ou o motor de um automóvel, não se o passa diretamente da idéia à construção, o desenvolvimento de um programa deverá ser caracterizado pela execução de uma fase (a mais exaustiva possível) de reflexão onde o objetivo é analisar o problema a resolver e encontrar uma solução (se possível, amelhor) que possa ser realizada por um sistema computacional. O resultado deste trabalho de reflexão pode ser, então, registrado na forma de um algoritmo, a partir do qual o programa será finalmente construído. Um algoritmo pode ser definido, de maneira simplificada, como uma descrição formal do processo de obtenção de uma solução computacional. O objetivo deste capítulo será a definição precisa dealgoritmo, sua exemplificação e como eles podem ser utilizados quando da construção de um programa.

5.2 Algoritmos: Conceito e Exemplificação
5.2.1 Conceito de Algoritmo
Desde o início da Computação, diversos autores preocuparam-se em apresentar uma definição adequada para o termo algoritmo. Neste curso, será adotada a definição dada por Kronsjö, onde um algoritmo é “um procedimento consistindode um conjunto finito de regras não ambíguas que especificam uma seqüência finita de operações necessárias à solução de um problema ou para especificar uma classe de problemas”. Da mesma forma que, na nossa rotina diária nós podemos encontrar infinitas maneiras de “contar uma mesma história” ou explicar a alguém como executar determinada tarefa, vamos encontrar diversas formas de especificar ummesmo problema através de um algoritmo... o objetivo na construção dos algoritmos é evitar qualquer ambigüidade que possa surgir na definição de um problema e que pode resultar em erros (muitas vezes catastróficos) uma vez que a solução venha a ser executada pelo computador.

5.2.2 Exemplos de Algoritmos
Exemplos básicos de algoritmos seriam as receitas de cozinha, ou as instruções de montagem de umaparelho. Por exemplo, vejamos qual seria o algoritmo usado para trocar um pneu furado:
1. Pegar o macaco e o estepe no porta-malas do carro. 2. Levantar o carro usando o macaco. 3. Retirar o pneu furado. 4. Colocar o estepe em seu lugar. 5. Abaixar o carro. 6. Guardar o macaco e o pneu furado.

3

Capítulo 5: Algoritmos e a Resolução de Problemas

Prof. Roberto Willrich

Esse passos devem ser...
tracking img